Ídolo do CRB, Joãozinho Paulista vê semelhanças e diferenças entre ele e Anselmo Ramon: “Sabe sair da área”
   24 de junho de 2022   │     5:00  │  0

Joãozinho Paulista, ídolo do CRB — Foto: Ascom/CRB

Joãozinho Paulista, ídolo do CRB — (Foto: Ascom/CRB)

Maior artilheiro regatiano elogia o desempenho do centroavante com a camisa regatiana.

Ídolo e principal artilheiro da história do CRB, Joãozinho Paulista não perde de vista o seu time no Campeonato Brasileiro e guarda um olhar especial para a camisa 9, vestida hoje por Anselmo Ramon.
O ex-jogador regatiano elogiou a desenvoltura do centroavante e até comparou o estilo dos dois dentro de campo. Fez até uma revelação.

– Anselmo finaliza bem, tem um bom cabeceio e o posicionamento de área dele é muito bom. Ele tem coisas que eu não tinha. Eu não era muito técnico, eu era mais finalizador e jogador mais de área. Ele sabe sair da área e sabe fazer as jogadas. Tem coisas que eu fazia, mas tinha menos técnica do que ele. Eu me comparo com ele no excelente posicionamento de área.

Joãozinho alertou, no entanto, que o centroavante precisa ter um apoio maior do setor de criação.

– Anselmo Ramon é um dos grandes artilheiros do futebol brasileiro. O que acontece no CRB é que são poucos jogadores no meio-campo com boa qualidade técnica e tática e falta um jogador que deixe o Anselmo Ramon no espaço de área para finalização. Ele faz a escora, os meias vêm, mas não devolvem a bola no espaço para que ele entre pra finalizar. Eles recebem do Anselmo Ramon e chutam pra o gol e muitas vezes pra fora. Falta aquele jogador com qualidade para deixar ele em condição de finalização – comentou Joãozinho, acrescentando as qualidades do atual camisa 9 regatiano.

– O Anselmo Ramon é um jogador com uma qualidade técnica e posicionamento excelentes dentro da área, mas são poucas bolas cruzada pelo alto. Ele antecipa bem, sabe fazer a saída do segundo pau pra marca do pênalti, mas os cruzamentos vêm rasteiro. Observo que é mais bola no chão pela linha de fundo do que bola no alto. Isso que está complicando o Anselmo Ramon de ser o artilheiro do campeonato.

Atento aos jogos do CRB, Joãozinho comentou sobre os lances dos gol da equipe contra a Chapecoense, nessa terça, em que Anselmo Ramon foi o responsável pelas assistências para Fabinho.

– Nesse jogo (contra a Chapecoense), o Anselmo saiu da área e fez a jogada do segundo gol e também participou do primeiro gol. Ele é um atleta que entende das laterais do campo e tem que ter esses jogadores de meio para ele finalizar. É isso que deve tá dificultando o CRB de conseguir as vitórias.

Sobre a função de centroavante, Joãozinho, que marcou 190 gols com a camisa do CRB, definiu ser uma posição de destaque dentro de campo. Ainda se lembrou dos treinamentos para se tornar o maior artilheiro regatiano.

– O camisa 9 é a coisa mais importante dentro de campo. Ele é o especialista na função e o responsável pelo gol. A 9 do CRB está bem vestida com o Anselmo, e recentemente teve o Léo Gamalho. Quando eu jogava, terminava os treinamentos, o Silva ia direita, o Roberval ia pelo outro, o Ivanildo também, e faziam treinamento de cruzamento e finalizações. Quanto mais você treinar, mais possibilidade você tem de conhecer os jogadores das laterais, que fazem os cruzamentos, e os meias, que vêm para enfiar a bola para finalização. Na minha época, nós treinávamos. Por isso eu fui um dos maiores artilheiros de Alagoas.

Arivaldo Maia com matéria de Leonardo Freire – Redação do ge – Alagoas