Já com Alberto Valentim, CSA viaja para Campinas nesta sexta-feira
   17 de junho de 2022   │     10:00  │  0

Elenco do CSA fez seus treinamentos no CT do Nelsão e hoje aguarda chegada do técnico Alberto Valentim – (Foto: Morgana Oliveira | CSA)

Azulão vai para o interior paulista e espera regularizar o novo treinador para tê-lo contra o Guarani.

A logística do CSA para a 13ª rodada da Série B está definida. Após treinar nesta sexta-feira (17), o Azulão pegará voo, no período da noite, para Campinas, interior de São Paulo, onde enfrentará o Guarani, às 11 horas deste domingo (19). O voo deve partir de Maceió às 18 horas, com previsão de chegada às 21h, já no interior paulista.

A grande novidade na delegação será o técnico Alberto Valentim, oficialmente anunciado pelo clube nessa quarta-feira (15). O novo treinador terá ao seu lado o auxiliar Marcão e o preparador físico Márcio Henriques. O mineiro de 47 anos também chega em Maceió nesta sexta-feira (17), porém, no período matutino.

Além da apresentação, o treinador irá conceder entrevista coletiva, ao lado do presidente executivo do CSA, Omar Coêlho. Valentim chega para sua primeira experiência no futebol do Nordeste, após passar por grandes clubes como Botafogo, Vasco e Athletico-PR.

Agora a corrida do time marujo é para regularizar o treinador. Até está sexta-feira (17), às 23h59, o nome do professor tem que aparecer no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, para que ele possa ficar no banco de reservas. Caso não aconteça, há chances de Adriano Rodrigues ainda assumir, de forma interina.

Média de idade

A contratação de Alberto Valentim pelo CSA seguiu um perfil que tem sido comum nos últimos treinadores. O time azulino tem feito apostas em professores com um perfil mais jovem, ditos da ‘nova geração’ do futebol brasileiro. Dos seus últimos sete técnicos, apenas um deles tinha mais de 50 anos, que era o caso de Ney Franco, treinador do clube na metade de 2021, que tinha 54 anos na época.

Fora isso, desde 2020, após a queda da Série A, todos os técnicos azulinos assumiram com idades inferiores a 50, com um pouco menos de experiência. Foram eles: Eduardo Baptista (48), Alberto Valentim (47), Argel Fuchs (45), Mozart (42), Mauricio Barbieri (39) e Bruno Pivetti (37). Valentim, inclusive, recentemente contratado, é um dos mais velhos do período.

A média de idade dos últimos sete técnicos do CSA é de 44,5 anos. Enquanto isso, a média entre os 20 técnicos da Série B do Brasileiro é de 45,6 anos. O técnico mais velho é Hélio dos Anjos, da Ponte Preta, com 64 anos. Já o mais jovem é Luan Carlos, do Brusque, que tem 30 anos.

Arivaldo Maia com Guilherme Magalhães – Gazetaweb