Flamengo tem 3 vezes mais torcedores do que Vasco, Flu e Botafogo juntos
   16 de junho de 2022   │     17:00  │  0

Jogadores do Flamengo

Jogadores do Flamengo

(Foto: Elton Silveira/Agência W9 Press / Gazeta Press)

Supremacia do Rubro-Negro diante dos rivais é cada vez mais evidente.

Em 20 anos, aumentou muito a diferença da quantidade de torcedores do Flamengo espalhados pelo Brasil com relação a seus três principais rivais: Vasco, Fluminense e Botafogo. Agora, de acordo com dados divulgados pela empresa Sport Track, os flamenguistas são mais do que o triplo da soma de vascaínos, tricolores e botafoguenses no Pais.

Pesquisa feita pelo DataFolha em 2002 mostrava outro cenário. Naquele levantamento, o Fla dispunha de 15% da torcida brasileira. O Vasco tinha 6% e Fluminense e Botafogo, cada, 2%. Ou seja, os três adversários cariocas do Rubro-Negro, juntos, formavam uma legião de 10% da torcida nacional e a distância desse total para o Fla era só de 5%.

Na pesquisa que veio a público nesta semana, o Fla aparece com 24%. Enquanto o Vasco fica apenas com 4,1%, o Botafogo, com 2,2%, e o Flu, com 1,5%. O contingente de adeptos desses três clubes seria, portanto, de 7,8%. Multiplique-se esse porcentual por três e ainda assim eles não alcançarão o Rubro-Negro.

Isso explica, por exemplo, por que é desproporcional o número de pessoas que saem às ruas pela capital do Rio diariamente com a camisa do Flamengo, em comparação aos que vestem o manto dos outros três clubes. Basta uma viagem de trem ou de metrô pela cidade ou uma caminhada por qualquer bairro carioca para se constatar isso.

Arivaldo Maia com Silvio Barsetti – Papo de Arena – Terra Esportes