TV mexicana diz que Fifa vai eliminar país sul-americano da Copa; Chile fica com vaga
   10 de junho de 2022   │     19:00  │  0

Copa do Mundo no Catar não terá 100 minutos de partida – (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)

Decisão, que ainda não foi anunciada pela entidade, foi tomada após um jogador apresentar documentos alterados.

A Fifa teria decidido que o Equador está fora da Copa do Mundo de 2022 no Catar e que sua vaga ficará com o Chile. A informação é do canal ‘TV Azteca’. De acordo com a emissora mexicana, a Fifa anunciará sua decisão oficial em alguns dias.

O motivo da eliminação teria como pivô o jogador Byron Castillo, investigado por supostamente falsificar seus documentos de nascimento, já que na verdade ele seria cidadão colombiano.

Com a possível eliminação do Equador, que ainda não foi divulgada pela Fifa, o Chile, que terminou em 6º nas Eliminatórias da Copa do Mundo, ganharia uma posição e ficaria com a vaga na repescagem, contra a Austrália. O Peru, neste caso, estaria classificado diretamente para a fase de grupos. O Equador integra o Grupo A da Copa do Mundo junto com o anfitrião Catar, Holanda e Senegal.

Byron Castillo, lateral-direito de 23 anos, joga atualmente pelo Barcelona de Guayaquil e se tornou alvo do Santos nas últimas semanas.

Eduardo Carlezzo, advogado que representa o Chile neste caso, revelou em uma coletiva de imprensa que, depois de realizar uma investigação, descobriu que a certidão de nascimento de Byron Castillo é falsa, já que ele não nasceu no Equador como afirmou, mas sim na Colômbia, na cidade de Tumaco.

Arivaldo Maia com iG Esportes