Federação Paulista suspeita de manipulação em três jogos e pede investigação à policia
   8 de junho de 2022   │     23:00  │  0

Catanduva x Andradina, pela quarta divisão paulista — Foto: Fran Zanini/Catanduva FC

Catanduva x Andradina, pela quarta divisão paulista — (Foto: Fran Zanini/Catanduva FC)

Partidas da última divisão profissional e do sub-20 são analisadas; num lance, jogador quase fez gol contra de calcanhar, mas goleiro defendeu.

A Federação Paulista de Futebol prepara um ofício à polícia civil de São Paulo para que investigue uma suspeita de manipulação de resultados na quarta divisão estadual.
Há indícios de que atletas do Andradina tenham atuado de modo a prejudicar a própria equipe no duelo em que o time foi goleado pelo Catanduva por 7 a 1, na última sexta-feira.

Segundo apurou o ge, um ofício será encaminhado à Drade (Delegacia de Repressão aos Crimes de Intolerância Esportiva), responsável por casos como esse. A procuradoria do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de São Paulo também será oficiada.

Há três jogos em investigação sob suspeita de manipulação de resultados, dois deles do Andradina: contra o Catanduva e contra o Fernandópolis, derrota por 4 a 2. A terceira partida é Independente 2 x 2 Capivariano, pelo Paulista sub-20.

De acordo com uma pessoa com conhecimento das apurações, dois desses jogos têm grau elevado de suspeita, enquanto outro tem grau médio.

Na segunda-feira, o presidente do Andradina, Nei Giron, o técnico Rogério Ferreira, o China, e membros da equipe de arbitragem foram ouvidos pela delegada Margarete Barreto, que é membro da Comissão de Integridade e da Corregedoria de Arbitragem da FPF.

Ela prepara um relatório para encaminhar junto com os ofícios à polícia civil e ao TJD.
Nos depoimentos, os membros da equipe de arbitragem teriam afirmado “estranhamento” com alguns lances do jogo.

– Vou ser sincero, estou vendo um certo exagero. No outro dia do que aconteceu em Catanduva (derrota por 7 a 1), teve um jogo que foi 8 a 1 (União Mogi x Atlético Mogi). O jogo estava 2 a 0 e o juiz deu um pênalti para nós, mas não expulsou o goleiro que derrubou nosso atacante. Fizemos 2 a 1 e o jogo ficou super equilibrado até metade do segundo tempo – disse ao ge o presidente do Andradina, Nei Giron.

– Me perguntaram também por que um jogador tentou fazer um golaço de calcanhar, mas contra. Prefiro acreditar que é ruindade mesmo, um desânimo. Não sei. O Atlético Mogi perdeu de oito e ninguém está falando nada, o Brasil perdeu de sete da Alemanha e ninguém falou nada – completou.

Giron também disse que pediu que a investigação fosse ampliada aos árbitros:

– Não é normal quatro pênaltis em um jogo. A dúvida sempre vem em cima dos atletas, mas essa arbitragem da Bezinha é horrível.

A FPF já informou, em nota, que havia encaminhou as suspeitas para a Comissão de Integridade.