Bom início e jejum na reta final: confira o balanço do primeiro turno do ASA na Série D
   2 de junho de 2022   │     21:00  │  0

ASA começou bem a Série D, mas perdeu força na reta final do primeiro turno — Foto: Rudney Melo/Ascom ASA

ASA começou bem a Série D, mas perdeu força na reta final do primeiro turno — (Foto: Rudney Melo/Ascom ASA)

Com o empate contra a Juazeirense por 0 a 0 no último sábado, terminou para o ASA o primeiro turno da fase de grupos da Série D. Agora, restam mais sete jogos, que vão definir os classificados para o mata-mata do Brasileiro.

Nas três primeiras rodadas, três vitórias, que consolidaram o time na liderança de sua chave. Entretanto, os quatro últimos jogos não foram tão bons e, apesar de se manter líder, a equipe arapiraquense viu os adversários encostarem.

Com todos os times tendo feito os sete jogos do turno, o ASA terminou a primeira parte da fase de grupos líder de sua chave, com 11 pontos conquistados. Depois dele, aparece a equipe do Lagarto-SE, também com 11, o Jacuipense-BA, com 10 pontos, e o CSE fecha a zona de classificação para a próxima fase com os mesmos 10 pontos.

A equipe de Arapiraca iniciou o Campeonato Brasileiro com três vitórias seguidas, contra o Atlético de Alagoinhas-BA, o Santa Cruz e o Sergipe. A esta altura, o clube chegou a abrir cinco pontos do quinto colocado e conquistou uma folga na tabela.

Pelas vitórias terem sido conquistadas com desfalques importantes, como a dupla artilheira Anderson Feijão e Júnior Viçosa, ambos por lesão, o desempenho do time era surpreendente e tudo indicava uma classificação sem sustos.

Jejum pós vitórias

Entretanto, depois da sequência invicta, uma série sem conseguir vencer. Já são quatro jogos com a marca incômoda, com duas derrotas e dois empates, contra Lagarto, CSE, Jacuipense e Juazeirense; respectivamente. Dessa forma, a vantagem que abriu para o quinto colocado foi dizimada, e hoje, é de apenas dois pontos.

Mudança no comando técnico

O ASA iniciou a Série D com o treinador interino Jota, que assumiu a equipe ao longo do Campeonato Alagoano e levou o clube ao vice-campeonato. A partir da segunda rodada, quem assumiu o comando foi Maurício Copertino, ex-auxiliar de Luxemburgo, que teve sua primeira oportunidade como técnico em Arapiraca.

Sua passagem durou apenas quatro jogos, onde ganhou dois e perdeu dois. Depois disso, recebeu uma proposta dos Emirados Árabes e precisou deixar o clube. Com isso, o auxiliar Jota foi efetivado e agora é o técnico da equipe principal.

Contratações

Após o início do Campeonato Brasileiro e com a chegada do técnico Copertino, o clube anunciou nove reforços, para todos os setores do campo. Depois de sua saída, mais um nome foi anunciado como reforço, o atacante Luiz Caranguejo, totalizando assim, 10 atletas que chegaram para a disputa do torneio.

Returno

No próximo domingo, dia 05, a equipe recebe a Juazeirense em Arapiraca, para disputa da 8ª rodada da Série D e início do returno. A tabela agora será espelhada, invertendo a ordem dos adversários que enfrentou. Se no turno começou contra o Atlético-BA e acabou com a Juazeirense, agora será o contrário.

Arivaldo Maia com Gabriel Diniz – Gazewtaweb