Com 10 conquistas, Guardiola, é especialista em ligas
   24 de maio de 2022   │     17:00  │  0

Pep Guardiola vibra em seu quarto título de Premier League pelo Manchester City — Foto: Getty Images

Pep Guardiola vibra em seu quarto título de Premier League pelo Manchester City — (Foto: Getty Images)

Técnico espanhol chega a 10 conquistas em 13 temporadas de trabalho. Veja números de destaque nas passagens por Manchester City, Bayern de Munique e Barcelona.

No início de cada temporada, a Premier League é o título mais importante para nós.

— Pep Guardiola

Não é que a Champions fique em segundo plano ou não tenha dado frutos – muito pelo contrário -, mas Pep Guardiola não esconde que sua obsessão anual está diretamente relacionada aos títulos de ligas nacionais. No último domingo, o sucesso do espanhol de 51 anos em competições do tipo ficou em evidência mais uma vez. Agora são 10 troféus em 13 anos de trabalho.

Foram três edições de LaLiga nos três primeiros anos no time principal do Barcelona, três Bundesligas em três anos de Bayern de Munique, e agora quatro conquistas de Premier League em seis temporadas à frente do Manchester City. Número que isola Guardiola tanto no recorte desde 2008/09, quando estreou, quanto no século XXI.

E mais: em toda a história, apenas Sir. Alex Ferguson tem mais conquistas, contabilizando as cinco principais ligas do mundo – Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França. O escocês venceu 13 vezes com o Manchester United, mas num período duas vezes maior que a carreira de Guardiola. Ficou no clube entre 1986/87 e 2012/13.

Os times de Guardiola têm pontuação média de quase 90 por edição de liga – isso contando com o fato de que o Campeonato Alemão tem quatro rodadas a menos em relação ao Inglês e ao Espanhol. No caminho das conquistas, Pep comandou sete vezes o melhor ataque, nove vezes a melhor defesa e 10 o time com melhor saldo.

A décima conquista teve ares dramáticos diante do Aston Villa, e o choro de Guardiola na virada por 3 a 2 em Manchester mostra que a emoção da vitória ainda existe mesmo em que se acostumou a estar sempre no lugar mais alto.

Arivaldo Maia com Thiago Benevenutte – Redaçãodo ge –  Rio de Janeiro