Flamengo vence Universidad Católica e avança na Copa Libertadores
   18 de maio de 2022   │     15:00  │  0

Comemoração de Arão - Flamengo x Universidad Católica

Comemoração de Arão – Flamengo x Universidad Católica (Foto: André Durão)

Arão, Everton Ribeiro e Pedro marcam, e time de Paulo Sousa garante a primeira colocação no Grupo H com uma rodada de antecedência.

Em um ambiente tenso, com muitas cobranças para time e diretoria e diante de mais de 40 mil pessoas no Maracanã, o Flamengo confirmou o favoritismo e venceu por 3 a 0 a Universidad Católica, ontem, pelo Grupo H da Copa Libertadores. Arão, Everton Ribeiro e Pedro fizeram os gols da equipe comandada por Paulo Sousa, que garantiu a classificação para as oitavas de final e a primeira colocação na chave com uma rodada de antecedência.

Primeiro tempo

Com sangue nos olhos o Flamengo começou a partida. Em menos de cinco minutos, o time já tinha levado dois cartões amarelos: Andreas Pereira e Matheuzinho, ambos por faltas duras. Mas o time conseguiu se acalmar, colocou a bola no chão e passou em seguida a dominar o jogo. O primeiro gol não demorou a sair: aos seis minutos, Arrascaeta cobrou escanteio, e Arão meteu a cabeça na bola para estufar a rede. Se a equipe não apresentou o futebol dos sonhos dos torcedores, pelo menos dominou todas as ações e criou boas chances. Em uma boa jogada, Matheuzinho recebeu de Arrascaeta e cruzou para Bruno Henrique. O atacante deu bela assistência para Everton Ribeiro, também de cabeça, ampliar. O placar poderia ter sido maior, mas Gabigol perdeu duas ótimas chances, em ambas parou no goleiro Pérez. E o Católica assustou mesmo no último minuto em uma saída errada de Hugo no gol, na qual Valencia acertou a trave.

Segundo tempo

O ritmo caiu, o Flamengo não conseguiu manter a mesma intensidade, mas dominou as ações. E também criou boas chances ao longo dos 45 minutos finais. Gabigol voltou e ter uma boa chance, mas não conseguiu completar o cruzamento de Matheuzinho. O técnico Paulo Sousa fez várias mudanças na equipe, uma delas a entrada de Pedro. Na primeira oportunidade, após receber de Everton Ribeiro livre dentro da área, ele parou no goleiro. Depois, após bom passe de João Gomes, driblou por duas vezes Asta-Buruaga, bateu com a canhota e correu para o abraço. Arrascaerta também teve chance de deixar a sua marca, mas jogou para fora. Se o dia era para vencer, jogar bem, se classificar e aliviar a crise, o Rubro-Negro deixou o Maracanã com o dever de casa feito.

Tabela

Com 13 pontos em cinco jogos, o Flamengo faz uma campanha praticamente perfeita no Grupo H da Copa Libertadores. Classificado às oitavas de final, o time também tem a liderança garantida faltando ainda uma rodada – próximo jogo será contra o Sporting Cristal, na terça-feira, no Maracanã. A Católica, com quatro pontos, está na terceira posição e sem chances de classificação.

Agenda do Flamengo

O próximo compromisso do Flamengo será no sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Também no Maracanã, o time recebe o Goiás às 16h30 (de Brasília). Na competição nacional o Rubro-Negro é o 16º colocado com seis pontos em seis jogos.

Público e renda no Maracanã

Público: 40.007 pagantes / (43.532 presentes)

Renda: R$ 2.493.062,50

Arivaldo Maia com Redação do ge – Rio de Janeiro