Fifa atende pedido contra Equador e Chile aumenta chances de ir à Copa do Mundo
   15 de maio de 2022   │     23:30  │  0

Byron Castillo é acusado de usar documento falso, o que faria Equador perder pontose ficar fora da Copa do Mundo – (Foto: Divulgação / Equador)

Entidade abre processo disciplinar por possível irregularidade em escalação de equatoriano.

As esperanças de o Chile estar na Copa do Mundo do Catar, em novembro, aumentaram consideravelmente na última quarta-feira após a Fifa atender ao pedido da Federação Chilena de Futebol (ANFP) e abrir processo disciplinar contra o zagueiro equatoriano Byron Castillo.

Caso a entidade puna a seleção do Equador pela possível irregularidade na documentação, a vaga no Mundial trocaria de mãos, com o Peru indo diretamente e o Chile participando da repescagem com o vencedor de Emirados Árabes x Austrália, em junho.

A ANFP apresentou uma reclamação na Fifa alegando utilização de certidão de nascimento falsa pelo defensor. Byron Castillo teria não apenas modificado a idade como seria colombiano. Os chilenos trazem documentos que mostram seu nascimento no dia 25 de julho de 1995, em Tumaco, na Colômbia. No registro pelo Equador, o zagueiro teria nascido no dia 10 de julho de 1998, em General Villamil Playas.

Com o documento em mãos, a entidade revelou que fará uma criteriosa investigação do caso. “Tendo em mente o exposto, a Fifa decidiu abrir um processo disciplinar em relação à possível inelegibilidade de Byron David Castillo Segura em relação às partidas mencionadas. Nesse contexto, a FEF e a Associação Peruana de Futebol foram convidadas a apresentar suas posições ao Comitê Disciplinar da Fifa”, revelou.

Eduardo Carlezzo, advogado brasileiro responsável por conduzir o caso, celebrou a abertura do processo, dizendo que é um passo grande para um triunfo chileno. Apenas o sexto colocado nas Eliminatórias, a seleção não teria chances nem na repescagem e agora espera.

“É um momento muito importante para as nossas pretensões. Se a Fifa não abrisse uma investigação, isso praticamente eliminava as nossas chances. Se abriu uma investigação é porque, preliminarmente e sem avançar no mérito, entendeu que existem indícios de uma possível adulteração e agora vai se aprofundar no mérito, ouvindo a posição do jogador e da Federação Equatoriana”, disse o advogado.

“Desde o começo venho dizendo que estamos convictos de que o jogador nasceu na Colômbia e falsificou a certidão de nascimento no Equador, e mostramos isso com documentos à Fifa. Agora chegou a vez do atleta e da FEF se explicarem”, completou Carlezzo, que costuma participar de casos relevantes do futebol sul-americano nos tribunais nos últimos anos. O Equador terminou em quarto nas Eliminatórias, mas perderia pontos dos oito jogos disputados pelo zagueiro e fecharia na lanterna.

Arivaldo Maia com Estadão Conteúdo