Preparador físico detalha estratégias para o CRB disputar uma partida às 11h
   13 de maio de 2022   │     22:11  │  0

Tiago Melsert montou um planejamento diferente para o jogo deste sábado — Foto: Maxwell Oliveira/Ascom CRB

Tiago Melsert montou um planejamento diferente para o jogo deste sábado — (Foto: Maxwell Oliveira/Ascom CRB)

Tiago Melsert destaca importância na mudança de hábitos para adaptação dos atletas; Galo joga neste sábado pela manhã contra o Criciúma.

O CRB entra em campo neste sábado num horário pouco comum para o futebol. Às 11h, enfrenta o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.

Para o jogo atípico no interior catarinense, o preparador físico Tiago Melsert teve que montar um planejamento diferente. Em entrevista ao GE, ele detalhou como foi feito o trabalho especial.

– A gente tem que tomar algumas medidas, algumas mudanças são feitas na nossa rotina, no nosso dia a dia, pra facilitar a adaptação dos atletas porque cada ser humano, cada atleta, tem o seu ritmo diário, seu ritmo biológico e tem momento que a pessoa está com mais energia, menos energia, e essas variações são normais durante o dia.

Melsert falou como o corpo reage ao ritmo de treinamentos e também no pós-treino.

– Dessa forma, no momento do treino, vai ser o momento que o atleta vai ter mais energia, vai estar com mais disposição, estar mais alerta e os outros horários são os que ele vai estar em recuperação, um pouco mais lento, com menos disposição, menos energia à disposição. Então de manhã seria esse momento (de menos energia), à tarde ele estaria com mais disposição e à noite em recuperação e entraria nesse estágio um pouco mais letárgico – explicou Thiago, revelando a estratégia específica para o duelo contra o Criciúma.

– E com os jogos de manhã, o momento de letargia caíria justamente no horário do jogo, então o que a gente faz? A gente antecipa o horário dos treinos da véspera, da antevéspera, quanto mais treinos a gente conseguir antecipar melhor para o período da manhã pro atleta ter um tempo de se readaptar. Tem gente com dois, três dias já consegue se readaptar plenamente a esse novo ritmo do dia, alguns demoram um pouco mais. Mas, com o nosso calendário cheio, muitos jogos, não temos tanto tempo assim para criar essa adaptação. Mas a gente aqui conseguiu antecipar esses treinos pra manhã para promover essa adaptação.

Além dos treinamentos, o preparador disse que outros hábitos precisam ser modificados.

– Outras mudanças também são importantes, como alimentação, por exemplo. Se a gente vai jogar às 16h, o almoço de meio-dia vai ter uma grande disponibilidade de carboidrato, a gente vai ter muita massa à disposição. E, com o jogo às 11h, essa última refeição será às 8h, seria o momento de grande ingeste de carboidrato, só que muitos atletas não conseguem comer um macarrão, por exemplo, às 8h. É uma situação que a gente tem que criar estratégias para consumir carboidratos de outra forma. Então a gente tem algumas mudanças na alimentação dos atletas também nesse período.

E a hidratação?

– E outra mudança que a gente tem que estar muito atento é a hidratação dos atletas, porque o jogo no normal, às 16h, o primeiro tempo é mais calor que o segundo, quando a temperatura diminui e vai chegando mais à noite. Normalmente, os jogos são assim. De manhã, o primeiro tempo é um calor e no segundo o calor aumenta. Então, quando o atleta já está em baixa física no segundo tempo, quando começa a fadiga, a ter mais cansaço, o calor está aumentando. É um pouco diferente do que normalmente acontece. E a gente tem que estar atento à hidratação também. São algumas orientações que a gente tenta fazer e criar alguns cenários para buscar essa adaptação o mais rápido possível dentro do que o calendário permite.

Arivaldo Maia com Redação do ge – Alagoas