Convocação: Seleção tem Danilo, Matheus Cunha e Martinelli, símbolos de atenção aos jovens que pedem passagem
   11 de maio de 2022   │     12:17  │  0

Tite convoca jogadores para amistosos da seleção brasileira contra Coreia do Sul e Japão — Foto: Reprodução

Tite convoca jogadores para amistosos da seleção brasileira contra Coreia do Sul e Japão — (Foto: Reprodução)

Dos 27 convocados para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, apenas dez estiveram na última Copa do Mundo.

O volante Danilo, do Palmeiras, é a grande novidade da lista de Tite, para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão. Com a chegada do meio-campista palmeirense, a seleção brasileira chega a 84 convocados depois da derrota para a Bélgica, ou seja, no segundo ciclo do atual treinador. Destes, 54 não participaram da primeira etapa, antes da Copa, 64% de renovação em relação à Rússia.

O índice é maior ainda nesta lista. Dos 27 chamados, só dez participaram da Copa. A seleção atual tem, portanto, 66% de mudanças.

Tite dá uma demonstração de que mantém um grupo firme, porque seleção é o trabalho de mês a mês. Mas está atento a quem pede passagem.

Não só Danilo. Matheus Cunha estreou na seleção brasileira em setembro e Gabriel Magalhães em novembro de 2021. Martinelli apareceu pela primeira vez em março de 2022, e ainda há Arana (novembro de 2020), Rodrygo e Vinicius Junior (novembro de 2019).

A seleção está quase pronta para a Copa do Mundo

O pecado ainda é a agenda. A impossibilidade de enfrentar adversários europeus preocupa a comissão técnica. A última Copa sem intercâmbio com europeus no ciclo completo foi a de 1954 e o Brasil ganhou o Mundial pela primeira vez em 1958, dois anos depois de uma excursão para enfrentar Portugal, Suíça, Áustria, Tchecoslováquia, Turquia, Itália e Inglaterra.

Enfrentar asiáticos, como Coreia e Japão, é o que a agenda permitiu, explicou Juninho Paulista.

Mas suas características não têm nada a ver com Sérvia, Suíça e Camarões, adversários da primeira fase.

Arivaldo Maia com PVC – Futebol em todas as plataformas