Conmebol e clubes são cúmplices do racismo na América do Sul
   4 de maio de 2022   │     23:00  │  0

Polícia detém torcedor do Boca em Itaquera por acusação de racismo

Polícia detém torcedor, verdadeiro idiota do Boca, em Itaquera, por acusação de racismo

(Foto: Amanda Perobelli / Reuters)

Libertadores teve só neste ano sete episódios racistas em partidas envolvendo times brasileiros.

O futebol ficou em segundo plano na última rodada da Libertadores. Os casos de racismo envolvendo torcedores brasileiro dominaram o noticiário. Só nesta edição da competição sete partidas com participação de clubes nacionais tiveram registros de insutos racistas (Emelec x Palmeiras, Corinthians x Boca Juniors, Estudiantes x Red Bull Bragantino, River Plate x Fortaleza, Olimpia x Fluminense, Millonarios x Fluminense, e Universidad Católica x Flamengo).

Durante a gravação desta edição do Terrabolistas, a repórter Aline Küller pediu punição mais duras para torcedores e clubes. Para a jornalista, a Conmebol e os clubes acabam se tornando cúmplices do racismo ao não adotarem punições mais severas.

O podcast ainda analisou o desempenho de Palmeiras e Flamengo pela Copa do Brasil. As duas equipes venceram os seus jogos, mas passaram longe de convencer e espantar qualquer chance de zebra. É difícil, mas não é tão impossível assim apenas o magro placar de apenas 2 a 1 em ambos os duelos.

O desempenho do Corinthians no Brasileirão foi outro ponto abordado. A equipe alvinegra parece estar ganhando confiança e pode se meter no grupo de Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, e surpreender na briga pelo título nacional.

Na Série B, o destaque fica pelo Cruzeiro que conseguiu entrar no G4 da competição pela primeira vez desde que caiu em 2019.

Este episódio do Terrabolistas foi produzido por Aline Küller, Mateus Figueiredo e Silvio Barsetti.

Arivaldo Maia com Redação Terra