Dois jogos em 24h: CSA vive maratona desgastante no mês de abril
   21 de abril de 2022   │     2:00  │  0

Com desempenho físico testado ao extremo, CSA tem passado por, no mínimo, dois jogos por semana – (Foto: AILRON CRUZ)

Por conta da Seletiva para a Copa do Brasil, Azulão entrará em campo neste sexta (22) e neste sábado (23).

Que o calendário do futebol brasileiro é extremamente criticado todo mundo sabe, porém, as coisas apertaram no futebol alagoano. O problema das datas chegou com força nas costas do CSA, que tem que se virar em dois, literalmente. O Azulão do Mutange passará por uma situação, no mínimo, inusitada nesta semana. Isso porque o clube entra em campo nesta sexta (22), pela Série B, e neste sábado (23), pela Seletiva da Copa do Brasil.

O primeiro confronto está marcado para o Estádio Rei Pelé, às 19 horas, quando o CSA de Mozart entra em campo para receber o Bahia, na 3ª rodada da Série B. Já o segundo acontece exatamente 24 horas depois, neste sábado (23), também às 19 horas. O duelo em questão é contra o Cruzeiro de Arapiraca e acontece no Estádio Coaracy da Mata Fonseca.

A ocasião confundiu alguns torcedores, mas a realidade é que as datas estão mantidas até segunda ordem. A tendência é que o CSA enfrente o Cruzeiro com um time alternativo, com aqueles jogadores que não vêm sendo muito utilizados por Mozart.

Porém, segundo o Regulamento Geral de Competições 2022, publicado pela CBF, um atleta não pode atuar se não houver um intervalo mínimo de 66 horas entre as partidas. Contudo, isso limita-se em competições organizadas pela CBF, que no caso, é apenas a partida desta sexta (22).

”Art. 25 – Como regra geral, os Clubes não poderão disputar e os atletas não poderão atuar em partidas por competições coordenadas pela CBF sem observar o intervalo mínimo de 66 (sessenta e seis) horas entre o horário de término previsto da primeira partida e o horário de início previsto da segunda partida.“

O artigo ainda afirma que a situação pode acontecer em casos excepcionais, entretanto, os atletas precisam de uma autorização médica para entrarem em campo. Segundo o CSA, em contato com a Gazetaweb, ainda não há informações sobre quais equipes serão colocadas em campo. Também, não foi confirmada a utilização de um time de aspirantes.

Maratona intensa

Não têm sido novidade as maratonas dentro do CSA. Desde o jogo de ida da semifinal do Alagoano, quando venceu o CRB, por 1 a 0, o clube marujo não tem tido um descanso superior a quatro dias. Ou seja, praticamente, o Azulão tem duas partidas por semana. No mês de abril, por exemplo, o time entrou em campo seis vezes em apenas 18 dias. Um jogo a cada três dias, em média.

E não vai parar por aí, já que a tendência é piorar. Depois de ter entrado em campo nessa terça (19), contra o América Mineiro, ainda são dois jogos nesta semana. Os já citados anteriormente, contra Bahia e Cruzeiro de Arapiraca, respectivamente.

Porém, não vai parar por aí. Três dias após enfrentar o Cruzeiro, encara o Brusque, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro da Série B, no dia 26. Quatro dias após, no dia 30, o CSA recebe o Sport, no Rei Pelé e, no dia seguinte, 1º de maio, tem o jogo da volta da Seletiva da Copa do Brasil.

Segundo o calendário atual, a previsão de uma semana folgada para o Azulão acontece apenas na metade de maio, depois da volta da Copa do Brasil contra o América Mineiro, no dia 10. Após o dia 10, porém, não se sabe ainda como ficarão as rodadas da Série B, que ainda serão anunciadas pela CBF.

Ainda segundo o clube, não há chances de adiamentos serem pedidos. Vale lembrar que a primeira rodada da Série B já foi adiada por conta do mata-mata do Estadual. Agora, resta saber como o clube irá sobreviver à intensa maratona de abril/maio.

Confira a maratona do CSA:

CRB 0x1 CSA – 02/04 – (Alagoano)
CSA 0x1 CRB – 06/04 – (Alagoano)
Murici 0x2 CSA – 09/04 – (Alagoano)
CSA 8×0 Murici – 12/04 – (Alagoano)
Ituano 0x0 CSA – 16/04 – (Série B)
CSA 0x3 América-MG – 19/04 – (Copa do Brasil)
CSA x Bahia – 22/04 – (Série B)
Cruzeiro de Arapiraca x CSA – 23/04 – (Seletiva da Copa do Brasil)
Brusque x CSA – 26/04 – (Série B)
CSA x Sport – 30/04 – (Série B)
CSA x Cruzeiro de Arapiraca – 01/05 – (Seletiva da Copa do Brasil)
CSA x Criciúma – 04/05 – (Série B)
Vasco x CSA – 07/05 – (Série B)
América-MG x CSA – 10/05 – (Copa do Brasil)

Arivaldo Maia com Guilherme Magalhães – Gazetaweb