Quase lá! Rodrigo Caio inicia etapa final de recuperação e se aproxima de volta ao Flamengo
   17 de abril de 2022   │     5:00  │  0

Rodrigo Caio em treinamento no Ninho do Urubu — Foto: Flamengo

Rodrigo Caio em treinamento no Ninho do Urubu — (Foto: Flamengo)

Zagueiro completa três meses desde que voltou ao Ninho para recuperação clínica de si próprio, de lesão do joelho e neuromuscular após intercorrências. Entenda todo o processo.

A leveza na expressão é perceptível. Depois de uma via-crúcis de mais de quatro meses, Rodrigo Caio está de volta ao convívio dos companheiros de Flamengo no gramado e com atividades orientadas por Paulo Sousa. Etapa final de um processo vagaroso para evitar reincidências e que tem como principal concorrente do zagueiro ele mesmo em seus melhores momentos.

A comissão técnica e o departamento médico monitoram todos os movimentos de Rodrigo Caio tendo como base suas próprias marcas quando estava em condição de jogar. A partir do momento que se aproximar de índices como velocidade máxima, distâncias em alta velocidade, potência, explosão e capacidade aeróbica e anaeróbica, será liberado para que Paulo Sousa o utilize pela primeira vez.

– Com muita alegria, iniciei o último processo da minha recuperação, a transição com a preparação física. Até aqui tudo feito com muito trabalho, dedicação e amor. E dessa forma que seguiremos, com toda a certeza que voltarei mais forte do que nunca. Gratidão meu Deus! – disse em sua conta no Twitter.

É o degrau final de um processo que teve início em 7 de dezembro, com a artroscopia no joelho direito, passou por intercorrências com a infecção de um dos pontos, internação para procedimentos de lavagem e desde o dia 17 de janeiro é ininterrupto. Neste domingo, completam três meses de um tratamento cauteloso e que teve como primeiro passo a recuperação clínica, antes de focar no joelho.

Por conta da artrite séptica que causou a internação por pouco mais de uma semana no início do ano, Rodrigo Caio teve que se submeter a antibióticos venosos, que fragilizaram seu organismo e causaram reações como muita perda de peso e massa muscular. No total, foram 8kg perdidos em relação ao ideal, com dificuldade natural para recuperação por conta do tratamento contínuo.

Médicos do Flamengo bateram na tecla de que primeiro era preciso tratar da pessoa Rodrigo Caio para depois se preocupar com o joelho. Os medicamentos causaram desequilíbrio na flora intestinal, menor absorção de micronutrientes, náusea, perda de fome e outras reações que retardaram a recuperação do peso ideal – meta só atingida no fim de março.

No decorrer deste caminho, após se mostrar clinicamente curado, Rodrigo Caio apresentou flagrante desequilíbrio muscular que precisou ser atacado em atividades multidisciplinares com médicos, fisioterapeutas e preparação física. Etapas foram traçadas e cumpridas com rigidez para minimizar o risco de novas lesões e o zagueiro passou pelo período sem problemas musculares.

O trabalho de reequilíbrio metabólico em parceria com o departamento de nutrição foi primordial para ajuste de déficit calórico. Paralelamente, a fisioterapia atacou na recuperação de massa muscular para que a perna direita, operada, ficasse no mesmo nível de força da esquerda.

Houve uma preocupação natural em fortalecer a estrutura muscular para que nenhum dos dois joelhos ficasse sobrecarregado quando Rodrigo Caio fosse liberado para iniciar a transição no campo. Antes disso, o jogador passou por um longo processo de correção de amplitude de movimento, desequilíbrio de marcha, confiança no aumento de carga e consciência neuromuscular.

Foi um período de alternâncias em trabalhos indoor e no campo por três semanas para readaptação ao ambiente de maneira natural. Até que em abril teve início as atividades no campo com a preparação física com carga controlada, movimentos específicos e agressividade nas ações de maneira progressiva até que se juntasse aos companheiros ainda que de maneira gradativa para aquecimento, por exemplo.

Reta final de uma caminhada que neste domingo chega a 90 dias deste o retorno às atividades no Ninho do Urubu e que se aproxima do fim. A leveza na expressão de Rodrigo Caio é perceptível.

Rodrigo Caio em treinamento no Ninho do Urubu — Foto: Flamengo

Rodrigo Caio em treinamento no Ninho do Urubu — (Foto: Flamengo)

Arivaldo Maia com Cahê Mota – Redação do ge – Rio de Janeiro