Plano do Botafogo para 2023, utilização de time B no Carioca é proibida pela FERJ
   31 de março de 2022   │     23:00  │  0

ESP - Rio de Janeiro (RJ) 27/02/2022 - Campeonato Carioca 2022 - Jogo entre Fluminense x Botafogo no Maracanã. Foto Alexandre CassianoCampeonato Carioca 2022 – Jogo entre Fluminense x Botafogo no Maracanã – (Foto Alexandre Cassiano Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

Após a polêmica no fim do clássico do último domingo, entre Botafogo e Fluminense, o dono da SAF alvinegra, John Textor, e jogadores do elenco, como o lateral Rafael, indicaram que o clube devia jogar com um time B no Campeonato Carioca de 2023. No entanto, de acordo com o regulamento da competição, debatido e aceito por todos os clubes, tal ideia não pode ser colocada em prática.

De acordo com as regras do Campeonato Carioca, um time só pode utilizar uma equipe considerada secundária até a 3ª rodada, como costuma fazer o Flamengo. Depois, o clube é obrigado a colocar o time considerado principal. Caso contrário, esse perderá todo o valor da cota fixa de direitos de transmissão que lhe diz respeito. Se o dinheiro já tiver sido recebido, o clube terá de pagar uma multa equivalente ao valor, que será revertida para os outros participantes da competição.

Veja o que diz o regulamento da FERJ

Art. 41 – A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa de direito de transmissão e, caso já as tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a esse valor, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato.

Entenda a polêmica

Mesmo após a vitória contra o Fluminense por 2 a 1, o Botafogo foi eliminado da competição, já que o tricolor tinha a vantagem dos resultados iguais. Ao fim do jogo, jogadores do alvinegro e comissão técnica reclamaram bastante com o árbitro Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, que encerrou a partida sem deixar o clube bater uma falta no campo de ataque. Além disso, botafoguenses indicam que Fred dominou com a mão antes da falta que originou o gol de Cano.

Por isso, o dono da SAF do Botafogo, John Textor, escreveu nas redes sociais que o Carioca de 2023 seria “um bom torneio para o time B do Botafogo”.

Blog com EXTRA