A Itália está fora da Copa do Mundo pela segunda vez seguida
   31 de março de 2022   │     19:00  │  0

Paulo Vinicius Coelho (PVC) – (Foto: Sportv)

Campeã da Europa há oito meses, a Azzurra está fora da Copa do Mundo, eliminada em casa pela Macedônia do Norte.

A Macedônia do Norte venceu Alemanha e Itália na mesma fase eliminatória. Sinal de como o futebol está igualado. Contra a Macedônia, tinha Pandev, bom atacante campeão da Champions League pela Internazionale, em 2010. Neste segundo jogo, nem isso, porque Pandev aposentou-se da seleção.

A Italia escalou sete campeões da Europa como titulares. Mas se lembre de que, depois da final contra a Inglaterra, jogou sete vezes e só venceu duas. O futebol de seleções está assim, equilibrado, porque jogadores de nações diferentes ocupam espaços de protagonistas nos maiores clubes do planeta. O Lille da França tem Jonathan David, da seleção do Canadá. O Levante, da Espanha, tem Bardhi, da Macedônia. O Paris Saint-Germain tem o lateral Hakimi, do Paris Saint-Germain.

Um ano e meio antes da final da Euro 2016, a Albânia ganhou da França e de Portugal. Pois a final daquela Euro aconteceu entre franceses e portugueses.

A Itália reagiu, mas tem problemas estruturais graves. O Brasil também tem. O que se passa com eles serve de alerta para nós. Não hoje, mas para o futuro próximo.

Arivaldo Maia com Blog do PVC