Seleção: Tite preserva Neymar e defende escalação ofensiva contra o Chile
   24 de março de 2022   │     15:00  │  0

Tite classificou o Brasil antecipadamente à Copa do QatarTite classificou o Brasil antecipadamente à Copa do Qatar – (Foto: Foto Lucas Figueiredo/CBF / Agência O Globo)

Tite tem alguns objetivos em mente nessas últimas duas partidas do Brasil pelas Eliminatórias para a Copa do Qatar – a seleção enfrentará o Chile, quinta-feira, no Maracanã. Um deles é colocar à prova uma escalação ofensiva, com praticamente quatro atacantes jogando na equipe titular.

Confira: Como a longevidade no comando pode favorecer Tite na busca pelo título na Copa do Qatar

Outro é importante até mais fora de campo do que dentro dele. O treinador tenta colocar Neymar novamente em um viés de alta, em um ano de Copa do Mundo. As críticas ao atacante têm sido fortes na França, depois da eliminação ainda nas oitavas de final da Champions League. Ele não esconde que sentiu o baque com o revés.

De CR7 a Lewandowski: seis estrelas que podem se despedir do sonho da Copa do Mundo nos próximos dias

A seleção acaba servindo como um porto seguro ao camisa 10, em termos de ambiente.

— Não posso dizer o que acontece entre Neymar e eu porque isso é algo de foro íntimo. Não gostaria que meu treinador viesse a público para falar algo sobre mim. Diria que eu preferia que ele falasse diretamente comigo. É dentro do vestiário que tratamos essas coisas — afirmou.

— É normal que jogadores vivam momentos diferentes, no clube e na seleção. A vinda para a seleção geralmente é boa, é o ápice do atleta — ressaltou Tite.

Neymar acaba sendo peça importante também na questão da formação que o treinador testará no Maracanã. Deixará a ponta esquerda e jogará como falso nove, revezando na frente com Lucas Paquetá, enquanto Vini Jr. e Antony jogarão abertos. O treinador reforçou a importância do jogo fluir sem que a defesa fique exposta.

— Na minha história profissional, sempre fui um treinador que buscou equilíbrio. Minhas equipes nunca foram defensivas, não gosto, quem me conhece, sabe. A lógica do futebol é fazer gol e não tomar. É simples. Claro que a beleza e a plasticidade vão se ajustando às ideias de jogo.

Existe o risco de Antony não começar atuando, o treinador revelou na última coletiva antes da partida. Segundo ele, o atacante do Ajax ainda precisa passar por avaliações dos médicos da CBF. Caso não atue, Rodrygo é o favorito para começar contra o Chile.

O último treino da seleção brasileira para a partida acontecerá nesta quarta-feira, na Granja Comary. Tite terá noção melhor se contará com Antony ou não.

‘Notícia velha’
Enquanto Tite concedia entrevista, o presidente eleito da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou depois da assembleia da entidade que ainda gostaria de conversar com o treinador a respeito do futuro.

Questionado se haveria a chance de rever a decisão de deixar a seleção brasileira depois da Copa do Qatar, o treinador foi direto:

— Isso já está batido, passado. É preciso ter maturidade no enfrentamento das coisas na vida. Como dizem, esse assunto é notícia velha.

A partida da seleção brasileira contra o Chile, acontece às 20h30 (de Brasília) desta quinta-feira, no Maracanã.

Blog com EXTRA