Conselheiros do Cruzeiro se opõem aos pedidos de Ronaldo e venda da SAF pode estar ameaçada
   20 de março de 2022   │     23:59  │  0

A Mesa Diretora não concorda com os termos do atual gestor do futebol celeste e pode vetar a confirmação do negócio com o ex-jogador.

A venda da SAF do Cruzeiro está ameaçada. A Mesa Diretora do Conselho Deliberativo da Raposa emitiu uma nota oficial se posicionando contra os pedidos de mudanças no contrato da compra da SAF do clube solicitadas por Ronaldo Fenômeno.

O ex-jogador quer que haja uma recuperação extrajudicial ou judicial e o arrendamento das Tocas I e II para a SAF, evitando que sejam executadas para pagamento de impostos atrasados, na casa de R$ 200 milhões. Os conselheiros dizem no comunicado que as demandas de Ronaldo são lesivas ao patrimônio do Cruzeiro.

– Não nos opomos a essa condição. Entretanto, entendemos que a negociação capitaneada pela XP e com a anuência do Presidente Sérgio Santos Rodrigues é, de um lado, extremamente lesiva e desproporcional ao Cruzeiro, e, de outro, excessivamente benéfica ao Ronaldo, motivo pelo qual buscamos um reequilíbrio de todas as questões envolvidas no negócio – diz a nota.

O Conselho do Cruzeiro explicou que o clube sofrerá muito com a perda de patrimônio caso o pedido do ex-jogador seja atendido.

– No último dia 14 de março de 2022, nos foi formalmente comunicado pelo Ronaldo, a intenção de incluir as Tocas da Raposa I e II no negócio em contrapartida do pagamento, por ele, da dívida tributária, que já se encontra renegociada e parcelada, no valor aproximado de 150 milhões de reais. Assim, neste novo formato, passaria a caber ao Cruzeiro, assessorado pela XP, 10% da SAF, a liquidação do seu passivo inclusive com a venda de seu patrimônio imobiliário para tanto, à exceção da dívida tributária que passa a ser do Ronaldo e este, em contrapartida, recebe as Tocas da Raposa I e II – diz outra parte do texto.

– Com a concretização desta negociação, nos termos defendidos pela XP e pela presidência do Cruzeiro, corremos um risco real de, ao final, termos um Cruzeiro sem patrimônio e sem qualquer representatividade e força dentro da SAF, com possível diluição de sua participação acionária. Entendemos a importância das Tocas da Raposa I e II nas atividades do futebol da SAF e, também, o que representa a aprovação de uma Recuperação Judicial ou Extrajudicial do Cruzeiro – acrescenta a nota dos conselheiros.

No fim do comunicado, os conselheiros dizem que não fazem oposição à negociação, mas que ela não onere o clube.

Lance!