Clubes obtêm respaldo da CBF para a criação de Liga em troca de apoio em eleição
   9 de março de 2022   │     13:00  │  0

Na última segunda-feira, representantes dos clubes que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro marcaram presença na sede da CBF e aprovaram de forma unânime o novo estatuto para a eleição presidencial da entidade. Para isso, as partes costuraram um acordo.

Os clubes se propuseram a apoiar Ednaldo Rodrigues, presidente em exercício da CBF, que deve ser eleito dentro de um mês. Em contrapartida, a entidade topou respaldar a criação de uma liga independente.

A elaboração desse projeto é um desejo antigo dos principais clubes do país, mas a dificuldade de obter a legitimação da CBF era um grande obstáculo. O presidente do São Paulo, Julio Casares, comemorou o acordo costurado nesta segunda.

“Acho que a Liga é o nosso processo fundamental no futebol. Essa é a oportunidade que os clubes têm para demonstrar unidade. Para você atingir um final eficiente do futebol, começa pela organização e pela liga”, disse o presidente do Tricolor.

Na assembleia, foi definida a manutenção da distribuição de pesos para os votos na eleição presidencial da CBF. As federações seguem tendo o equivalente a três votos, enquanto os clubes da Série A têm dois e os da Série B um.

Gazeta EsportivaGazeta Esportiva