Um mês após estreia de Paulo Sousa, Gabigol é o jogador com mais minutos no Flamengo; confira ranking
   4 de março de 2022   │     21:00  │  0

Gabigol comemora seu gol no Botafogo x Flamengo — Foto: André Durão

Gabigol comemora seu gol no Botafogo x Flamengo — (Foto: André Durão)

Em suas primeiras entrevistas, treinador disse que pretendia dar tempo de jogos aos atletas para se aproximar do “onze inicial” ideal; Pedro tem apenas uma partida completa em 2022.

A estreia de Paulo Sousa à frente do Flamengo – vitória por 3 a 0 sobre o Boavista – completou um mês na última quarta-feira. De olho na data, o ge, com o auxílio do Espião Estatístico, traz o ranking de minutos em campo.

Desde as primeiras entrevistas, o português afirmou que num primeiro momento procuraria dar tempo de jogo aos atletas para tentar se aproximar do que considera o “onze ideal”. Até o momento, em oito jogos, ele soma cinco vitórias, dois empates e uma derrota.

Os números não são definitivos até porque Paulo continuará dando rodagem ao elenco, porém confirmam algumas coisas. Gabigol é “o cara” em termos de utilização. É o jogador com mais minutos (645 no total), superando inclusive o atual titular do gol, Hugo Souza.

O camisa 9 ficou fora apenas contra o Madureira, partida que antecedeu a Supercopa do Brasil. Foi titular em seis do sete jogos que esteve em campo – iniciou no banco na estreia do português quando retornava da Seleção, mas entrou após o intervalo. Soma seis gols em 2022 (média de 0,85).

Os 10 jogadores de linha mais utilizados não formam um time dentro do esquema de Paulo Sousa, mas apontam algumas preferências – isso seria possível com a improvisação de Willian Arão na zaga.

Everton Ribeiro e Rodinei, oitavo e 11º com mais minutos respectivamente, são os alas titulares.

É verdade que Matheuzinho também teve oportunidades e jogou em bom nível, mas o camisa 22 é o atual dono da vaga pelo lado direito.

Lázaro é quem vem se apresentado melhor como opção a Ribeiro, enquanto o lateral-esquerdo Renê por ora parece menos cotado para a função. Dos 26 jogadores utilizados por Paulo Sousa, o camisa 6 é o que tem menos minutos em campo, 139 no total.

Willian Arão e João Gomes pintam como dupla de volantes

Titular absoluto do Flamengo desde os tempos de Jorge Jesus, Willian Arão não surpreende ao aparecer como terceiro mais utilizado por Paulo Sousa. A zebra é João Gomes, preterido nos tempos de Renato Gaúcho. Em alta, o atleta de 21 anos participou de todos os jogos com o português, cinco deles como titular. Adivinhem quem foi o outro com oito partidas em 2022? “Tá bem” quem chutou Arão.

Paulo Sousa, porém, dá mostras que também rodará bastante o setor. Em vias de ser comprado, Andreas Pereira até ficou fora de três partidas, mas iniciou como titular nas cinco partidas em que foi escalado.

Pedro tem mais oportunidades, porém completa apenas um jogo

A tão esperada dupla entre Gabigol e Pedro vem ganhando corpo em 2022, entretanto ainda carece de mais tempo junta em campo. Estiveram próximos de completar um jogo na vitória por 2 a 1 sobre o Audax, mas Paulo decidiu sacar o camisa 21 aos 44 minutos do segundo tempo.

O segundo jogo em que mais tiveram minutos juntos foi na vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo, na melhor atuação rubro-negra. Cada um marcou o seu, porém Pedro mais uma vez foi o escolhido para deixar o campo antes do apito final – saiu aos 20 da etapa final.

Diante do Resende, os dois jogavam mal e empilhavam chances perdidas. Pedro saiu no intervalo, e Gabigol permaneceu até o fim do empate por 2 a 2.

Nos cinco jogos em que jogaram juntos, foram quase 240 minutos. Admirado por Paulo Sousa desde os tempos de Bordeaux, Pedro só participou integralmente do jogo contra o Madureira – os titulares foram preservados de olho na Supercopa, contra o Atlético-MG.

Time com os 11 mais utilizados por posição

Se Paulo Sousa resolvesse pautar sua escalação pelos jogadores que mais tiveram minutos em 2022 até então, o time, no esquema de três zagueiros, seria o seguinte: Hugo Souza, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Rodinei, Willian Arão, João Gomes, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Pedro e Gabigol.

Sabe-se, porém, que Bruno Henrique e David Luiz certamente teriam mais minutos caso não tivessem apresentado limitações físicas no início da temporada. Desta forma, David ficaria com a vaga de Léo Pereira, e Bruno Henrique brigaria por posição com Pedro.

Ainda em fase de testes e distante das estreias em Libertadores, Paulo Sousa seguirá mexendo peças, mas alguns jogadores dão pistas de que começam a pintar como titulares para a sequência da temporada.

Blog com apoio de Fred Gomes, João Guerra e Valmir Storti – Redação do ge – Rio de Janeiro