Clube que revelou Marinho, Penedense ainda tenta receber recursos por suas transferências internacionais
   14 de fevereiro de 2022   │     23:00  │  0

 

Daniel Mendonça informou que ainda não desistiu de causa — Foto: Arquivo Pessoal

Daniel Mendonça informou que o Penedense ainda não desistiu de causa — (Foto: Arquivo Pessoal)

Dirigente Daniel Mendonça diz que documentos que comprovam passagem do atacante pelo time de Alagoas não foram encontrados na federação; caso está na Justiça.

O atacante Marinho, hoje no Flamengo, começou a jogar futebol no principal time de sua cidade, Penedo, localizada às margens do Rio São Francisco. Em 2003, com 12 anos, ele vestiu o uniforme nas cores vermelha e branca ainda adolescente e nunca escondeu de ninguém o carinho que tem pelo Penedense, clube mais antigo de Alagoas, com 113 anos.

O time luta pela sobrevivência nesta década e tem dificuldade até de participar da Segunda Divisão do Alagoano. Esta realidade poderia ser diferente se o Penedense recebesse ao menos o percentual de 0,5% como um dos clubes formadores de Marinho.

A Fifa dá esse direito, através do mecanismo de solidariedade, mas a diretoria nunca conseguiu os recursos. E olhe que Marinho, de 31 anos, já foi e voltou da China, condição para confirmar uma transferência internacional.

Presidente do Penedense, Daniel Mendonça disse ao ge que o clube briga na Justiça para receber os recursos pela negociação do jogador em 2017, quando ele trocou o Vitória pelo Changchun Yatai, da China. Na época, o time alagoano esperava, pelo cálculos iniciais, ganhar R$ 85 mil.

– Até hoje, o Sport Club Penedense não recebeu nada pela transferência internacional do Marinho. Acontece que o Marinho jogou aqui no Penedense entre 2003 e 2006, quando se transferiu para o Corinthians Alagoano e, de lá, seguiu a carreira (foi contratado pelo Fluminense). Porém, no histórico da Federação Alagoana de Futebol, não constam documentos da época em que o Marinho jogou pelo Penedense – explicou o dirigente, que ainda não desistiu da causa.

– A gestão anterior do Penedense não conseguiu êxito na ação, mas nós estamos trabalhando com um advogado do Rio de Janeiro, especialista em direito desportivo, e tentando reaver tudo o que é de direito do clube. Encontramos aqui e juntamos no processo fichas de jogos, súmulas e outros documentos. Tudo isso está sendo anexado ao processo.

O Penedense trabalha neste ano para disputar a Segunda Divisão do Alagoano, em maio. Com um orçamento modesto, o clube ainda depende da prefeitura para montar uma equipe competitiva, capaz de voltar à elite do futebol estadual.

Marinho já postou foto no Instragram de quando jogava com a camisa 10 do Penedense, entre 2003 e 2006 — Foto: Marinho/Arquivo pessoal

Marinho já postou foto no Instragram de quando jogava com a camisa 10 do Penedense, entre 2003 e 2006 — (Foto: Marinho/Arquivo pessoal)

Blog e Redação do ge – Alagoas