Chegada de El Turco deixa 2022 perto de recorde de técnicos estrangeiros
   20 de janeiro de 2022   │     17:00  │  0

Com o anúncio da contratação de Antonio “El Turco” Mohamed pelo Atlético-MG, na última quinta-feira (13), o Brasil chegou ao número de seis técnicos estrangeiros dirigindo times da elite do futebol nacional.

Isso significa que 30% dos clubes que disputarão o Brasileirão 2022 serão comandados por treinadores que nasceram fora do país.

Claro, se não tiver nenhuma mudança até maio.

Dentre os seis que iniciam 2022 empregados, dois são remanescentes da temporada anterior (mais Gustavo Morínigo, que subiu com o Coritiba), que detém o recorde de treinadores estrangeiros clubes brasileiros na Série A.

Em 2021, além de Abel Ferreira 🇵🇹 (Palmeiras) e Juan Pablo Vojvoda 🇦🇷 (Fortaleza), António Oliveira 🇵🇹 (Athletico-PR), Diego Aguirre 🇺🇾 e Miguel Ángel Ramírez 🇪🇸 (Internacional), Diego Dabove 🇦🇷 (Bahia), Gustavo Florentín 🇵🇾 (Sport) e Hernán Crespo 🇦🇷 (São Paulo) disputaram em algum momento o Brasileirão da temporada passada.

A “moda” de técnicos estrangeiros comandando times brasileiros ganhou impulso com o sucesso de Jorge Jesus, no Flamengo, em 2019, mas não começou com o português. Nos últimos dez anos, os gringos comandaram 34 equipes na elite do Brasil.

Blog com Alexandre Fernandes – OneFootball