Maior campeão europeu e ídolo do Real Madrid, Francisco Gento morre aos 88 anos
   19 de janeiro de 2022   │     13:00  │  0

Francisco Gento é um dos maiores nomes da história do Real Madrid — Foto: AFP

Francisco Gento é um dos maiores nomes da história do Real Madrid — (Foto: AFP)

Vencedor de 23 títulos pelo clube, espanhol é o único na história do futebol a conquistar seis vezes a Copa da Europa, equivalente na época à Liga dos Campeões.

Faleceu ontem, aos 88 anos, o espanhol Francisco Gento — um dos personagens mais importantes da história do Real Madrid e do futebol mundial. Ele foi o único jogador a conquistar seis vezes a Copa da Europa (hoje Champions League). Gento defendeu o Real entre 1953 e 1971, e nesses 18 anos ganhou 23 títulos e marcou 182 gols.

O ex-jogador era atualmente presidente de honra no Real Madrid, cargo que herdara de Alfredo di Stéfano a partir da morte do antigo companheiro, em 2014. O clube ganhou três vezes a Champions League nesse período.

— A figura de Paco Gento representa todos os valores do Real Madrid, tem sido e seguirá sendo uma referência para o madridismo e para o mundo do esporte. Os madridistas e todos os apaixonados pelo futebol sempre lembrarão dele como um de seus grandes mitos — declarou o clube, em comunicado.

Além dos seis troféus da Copa da Europa — sendo cinco seguidos —, Gento venceu 12 edições do Campeonato Espanhol, duas Copas da Espanha, um Torneio Intercontinental, uma Pequena Taça do Mundo e duas Copas Latinas. Ele disputou mais de 600 jogos pelo Real. Como dito anteriormente, ao todo foram 23 títulos pelo Real Madrid, feito alcançado no último fim de semana pelo lateral-esquerdo Marcelo.

O ex-atacante também disputou a Eurocopa de 1964 e foi campeão pela Espanha. Ele jogou 43 partidas pela seleção e participou das Copas do Mundo de 1962 e 1966. Gento defendeu a equipe entre 1955 e 1969.

Gento foi um dos maiores jogadores do Real Madrid, da Espanha e do Mundo – (Foto: Divulgação)

Blog com Redação do ge — Madri, Espanha