Em ano de Copa, Brasileiro não irá parar nas datas-Fifa, e terminará mais cedo
   5 de janeiro de 2022   │     13:30  │  0

 

Presidentes federações (presencialmente) e clubes (video) reunidos em novembrio para aprovação do calendário de 2022 – (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

O ano novo prevê uma Copa do Mundo em novembro e dezembro (21 a 18) em função das altas temperaturas em junho e julho no Catar, o país anfitrião.

Para o futebol brasileiro significa outra temporada atípica, com necessidade de adaptação do plano de voo dos clubes ao torneio de seleções da Fifa.

E, assim, pelo terceiro ano seguido, haverá time tendo que disputar mais de 80 jogos em nove meses para chegar às finais das Copas da CBF e da Conmebol.

A bola começa a rolar no próximo dia 9 no Norte e Nordeste, e para em 13 de novembro, com as seleções iniciando a preparação no dia seguinte.

Os Estaduais da região sudeste (Carioca, Paulista, Mineiro e Capixaba) só iniciam no próximo dia 26, terminando no dia 3 de abril.

Ao menos, desta vez, após engatarem duas temporadas sem folgas por causa da Covid 19, os jogadores terão os 30 dias de férias entre dezembro e janeiro.

No entanto, aqueles que disputam as Séries A ou B e mais os torneios eliminatórios nacional e continental terão de novo a média de nove jogos por mês.

Isso, se cumprirem as 13 datas da Sul-Americana ou as 17 da Libertadores.

Sem incluir os casos daqueles que decidirão a Supercopa do Brasil no dia 20 de fevereiro e a Recopa Sul-Americana, nos dias 9 e 16 de março.

 

Refiro-me a Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras e Athlético-PR, os envolvidos nestas disputas.

Aliás, por falar em candidatos a título, adianto que haverá data-Fifa em junho e em setembro, impactando em cinco rodadas do Brasileiro.

Uma aberração aprovada em reunião por video-conferência entre clubes e federações com Ednaldo Rodrigues, presidente interino da CBF.

Portanto, quem quiser protestar, a luta é agora – depois que bola rolar, não vale se fazer de indignado…

Blog com EXTRA