Polícia identifica dois advogados como suspeitos em investigação de racismo em final do Athletico
   25 de dezembro de 2021   │     12:00  │  0

Torcedores foram filmados apontando para a pele, o que seriam supostos gestos racistas Foto: ReproduçãoTorcedores foram filmados apontando para a pele, o que seriam supostos gestos racistas – (Foto: Reprodução)

Dupla de Londrina é apresentada como responsável por gestos nos quais apontam paraCopa a pele durante decisão da  Brasil; outra torcedora já foi indiciada.

A Polícia Civil do Paraná identificou dois torcedores do Athletico que foram flagrados fazendo gestos supostamente racistas durante a final da Copa do Brasil. As investigações apontaram que ambos são advogados do município de Londrina.

Segundo o delegado Luiz Carlos Oliveira, responsável pelo caso, a polícia busca localizá-los para colher os depoimentos deles. Uma das possibilidades seria ouvir os advogados em Londrina. Eles não tiveram os nomes revelados.

— O principal era identificar os torcedores, o que conseguimos. Agora, vamos avaliar se fazemos uma carta precatória, se serão ouvidos em Londrina, depois que os localizarmos — disse Oliveira, que pode ou não indiciá-los. — Acredito que estavam passando a mão na pele, o que pode ser um gesto racista. Vamos apurar.

Um vídeo gravado pela jornalista Bianca Molina e publicado em seu perfil no Twitter mostra os torcedores apontando para a pele e fazendo imitações em direção aos rivas atleticanos. Outra gravação compartilhada nas redes sociais exibe uma mulher em um camarote da Arena da Baixada supostamente imitando um macaco.

A atlheticana, de 24 anos, cujo nome não foi revelado, foi indiciada pela Polícia Civil após prestar depoimento. Em sua versão, ela relatou que gesticulou para torcedores do próprio time que teriam provocado o empresário Luciano Hang, atingido por um copo de cerveja durante o jogo. A mulher alegou que eles estariam agindo como “primatas”, movito pelo qual fez a imitação.

Em nota após os episódios, o Athletico afirmou que “racismo é inaceitável e, mais do que isso, criminoso”. Disse ainda que tomou conhecimento dos atos por meio dos vídeos publicados nas redes sociais e disse que vai “investigar os acontecimentos, identificar os responsáveis e repassar todas as informações às autoridades competentes”.

Blog com O GLOBO