Samuel Eto’o é eleito presidente da federação de futebol de Camarões
   24 de dezembro de 2021   │     10:00  │  0

Ex-jogador brilhou defendendo equipes como Barcelona e Inter de Milão.

O ex-atacante Samuel Eto’o, escolhido quatro vezes o melhor jogador de futebol da África, foi eleito presidente da Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot) nesse sábado (11), um mês antes de seu país sediar a Copa das Nações Africanas.

O ex-jogador, que conquistou a Liga dos Campeões com o Barcelona e com a Inter de Milão, venceu a eleição com 43 votos de membros da assembleia geral da Fecafoot.

Seidou Mbombo Njoya, atual presidente e que também é vice-presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), obteve 31 votos.

Eto’o, de 40 anos, assumirá uma organização há muito manchada por disputas internas, má administração e alegações de corrupção. A Fifa já interveio várias vezes para acabar com brigas entre dirigentes da entidade.

Eto’o havia sido inicialmente impedido de concorrer porque também é cidadão espanhol, mas a decisão de que candidatos com dupla nacionalidade não poderiam concorrer ao cargo foi contestada e depois abandonada.

Ele recebeu amplo apoio de muitos ex-companheiros de equipe e fez uma campanha de alto perfil, durante a qual se comprometeu a livrar o futebol de Camarões da corrupção.

Camarões sediará a Copa Africana de Nações entre 9 de janeiro e 6 de fevereiro de 2022. O país foi destituído do direito de realizar o torneio em 2019 por causa de atrasos na preparação e preocupações com a segurança.

Eto’o venceu o torneio duas vezes com os Leões Indomáveis durante seu período como jogador da seleção camaronesa.

Blog com Agência Brasil