À espera de um milagre: o que o Grêmio precisa para não ser rebaixado
   8 de dezembro de 2021   │     13:30  │  0

À espera de um milagre: o que o Grêmio precisa para não ser rebaixado.

Tricolor tem que vencer o Atlético-MG e torcer por derrotas de Juventude e Bahia. Última rodada ocorre amanhã, quinta-feira, às 21h30.

O Grêmio está literalmente à espera de uma milagre para não ser rebaixado à Série B do Brasileirão pela terceira vez em sua história. A derrota do Juventude para o São Paulo na noite de segunda-feira manteve o Tricolor vivo até a última partida, mas precisará de três resultados para evitar o descenso.

A rodada derradeira do Campeonato Brasileiro será disputada na próxima quinta, com todos os jogos no mesmo horário, às 21h30. O fio de esperança gremista só existe por causa do rival da serra gaúcha.

O Juventude perdeu por 3 a 1 para o São Paulo na noite da última quarta. Já o Cuiabá, outro adversário direto, venceu o Fortaleza por 1 a 0 na Arena Pantanal. O Grêmio seria rebaixado matematicamente se ambas as equipes pontuassem.

Agora, o Dourado, que chegou aos 46 pontos na tabela, não é mais adversário. Além da vitória sobre o Atlético-MG, o time de Porto Alegre terá de torcer por derrotas de Juventude e Bahia.

Mesmo assim, o Tricolor terá de contar com um verdadeiro milagre. As projeções apontam para 97,5% de queda, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e 96%, conforme o site Infobola, do professor Tristão Garcia.

O Grêmio não cai se vencer o Atlético-MG e Juventude e Bahia perderem seus jogos contra Corinthians e Fortaleza, respectivamente.

Os jogos que interessam:

Grêmio x Atlético-MG, na Arena
Juventude x Corinthians, no Alfredo Jaconi
Fortaleza x Bahia, no Castelão

Dos adversários, o Galo já é campeão brasileiro e deve poupar titulares tendo as finais da Copa do Brasil nos próximos dias. O Fortaleza e o Corinthians já estão classificados para a Libertadores de 2022 e não disputam mais nada no Brasileirão.

No cenário que evitaria a queda, o Grêmio chegaria aos 43 pontos, os mesmos de Juventude e Bahia – que não pontuariam. Mas o Tricolor acabaria em 15º por conta do número de vitórias como o primeiro critério de desempate.

Confiança nos bastidores

Antes dos jogos de Juventude e Cuiabá na segunda-feira, o Conselho de Administração do Grêmio se reuniu das 14h às 18h30 debatendo e buscando os erros das políticas de clube dos últimos anos.
Nenhuma decisão foi tomada, mas há planos para a temporada 2022 em caso de permanência ou queda. Nos bastidores, o clima era de apreensão, mas ainda com resquícios de esperança.

Após o empate com o Corinthians no domingo, o vice de futebol Denis Abrahão afirmou que ainda acreditava na permanência gremista. Ele ainda previu que novidades poderiam ocorrer nos jogos de Juventude e Cuiabá. Apenas uma aconteceu.

– Eu não joguei a toalha ainda. Esse gostinho ninguém terá. O Grêmio é muito grande. E não duvidem da imortalidade. Um fato novo pode acontecer durante esses jogos de amanhã (segunda-feira) – alertou Abrahão.

O elenco voltou a treinar na tarde de terça-feira no CT Luiz Carvalho. Sem os zagueiros Kannemann e Geromel, suspensos, os jovens Ruan e Rodrigues estarão em campo nesta quinta-feira contra o Atlético-MG. A novidade é o retorno de Douglas Costa. A partida decisiva está marcada para as 21h30, na Arena.

Blog com  Lucas Bubols – Redação do ge –  Porto Alegre

 

.