Lançes discutíveis colocam Denis Ribeiro Serafim na ‘galadeira’; e os outros árbitros que também claudicaram?
   4 de dezembro de 2021   │     12:00  │  1

Denis Serafim comandou Chapecoense x Flamengo, na Arena Condá — Foto: Reprodução/TV Globo

Denis Serafim comandou Chapecoense x Flamengo, na Arena Condá — (Foto: Reprodução/TV Globo)

Denis Serafim chegou a ser ameaçado de processo pelo time carioca.

A atuação do árbitro alagoano Denis Ribeiro Serafim no empate por 2 a 2 entre Chapecoense e Flamengo, pela 30ª rodada do Brasileiro, custou uma punição silenciosa. Ele saiu das escalas na reta final do campeonato.

No dia 8 de novembro, Denis atuou ao lado dos assistentes alagoanos Esdras Mariano e Brígida Cirilo na Arena Condá e teve o trabalho muito questionado pelo Flamengo, que chegou a ameaçar processá-lo por não ter marcado um pênalti e por ter confirmado um impedimento de Gabigol.

Depois de apitar 11 partidas na Série A, Denis Serafim ficou fora da lista de árbitros e assistentes escolhidos pela Comissão Nacional de Arbitragem para participar de treinamento especial, na Granja Comary, para a reta decisiva do Brasileirão.

Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Alagoas (CEAF/AL), Charles Hebert saiu em defesa do árbitro e fez um questionamento ao presidente interino da comissão nacional, Alício Pena Júnior.

– Eu vejo isso como lamentável (o Denis Serafim ficar fora da lista). Primeiramente, selecionaram um pequeno grupo de árbitros, deram totais condições a eles, estão confinados na Granja Comary, os critérios nós não sabemos quais foram, têm muitos que tinham poucos jogos, outros que se equivocaram durante a competição em vários jogos…

“Então a gente não sabe exatamente qual foi a escolha.”

Para Charles, mesmo com o treino especial em Teresópolis, o nível da arbitragem não melhorou.

– Depois desse confinamento, o que se esperava era que ia melhorar a arbitragem, mas o nível continua o mesmo ou até pior em alguns jogos. E o problema maior é que alguns desses que estão lá continuam errando e a gente não vê ser tomada nenhum tipo de posição. Eles sequer são retirados do confinamento e escolhidos outros para fazer parte lá.

Charles Hebert destacou ainda os números de Denis Ribeiro Serafim nesta temporada. Lembrou, inclusive, que ele apitou a final da Copa do Nordeste entre Bahia e Ceará.

– A gente fica triste com essa situação, desde a não inclusão do árbitro alagoano, que foi um dos melhores da competição, atuando em 11 partidas só da Série A, e agora a gente fica esperando que a arbitragem possa melhorar, mas a gente não vê um sinal no fim do túnel com esses procedimentos.

Critérios

O presidente da CEAF/AL também lamentou o fato de árbitros serem escalados, de forma antecipada, para mais de duas rodadas.

– Precisa saber como essa turma chegou lá, como os árbitros estão sendo escalados em dois, três jogos antecipadamente… Então é preciso saber como a comissão nacional de arbitragem elaborou esses critérios de escolhas para que os estados possam saber como podem atender para fazer parte dessa relação.

Arivaldo Maia e Denison Roma – Redação do ge – Alagoas

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.