FAF divulga regulamento oficial e confirma início do Alagoano para 19 de janeiro de 2022
   26 de novembro de 2021   │     5:00  │  0

Clássico disputado entre CSA e CRB pelo Campeonato Brasileiro – (Foto: AILTON CRUZ)

Competição terá a participação de oito clubes; regras da Copa Alagoas também foram divulgadas, com início em 9 de janeiro.

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) já divulgou o regulamento específico do Campeonato Alagoano de 2022. O Estadual tem início no dia 19 de janeiro e previsão de término para o dia 2 de abril.

Oito times do Estado estarão na disputa, jogando entre si apenas em partidas de ida na fase inicial. Os quatro primeiros colocados avançam para a semifinal. O Alagoano 2022 terá ASA, CSA, CRB, CSE, Desportivo Aliança, Cruzeiro, Jaciobá e Murici participando da corrida pelo título.

As regras para este campeonato:

O Campeonato Alagoano de 2022 será disputado em três fases, sendo elas: Primeira Fase, Semifinal e Final, além da disputa de Terceiro Lugar, e a Seletiva da Copa do Brasil 2023, caso necessário.

Na Primeira Fase, os clubes jogam entre si em formato de jogos somente de ida, com cada clube competindo um total de 7 (sete) jogos para cada.

Ao final da Primeira Fase, as equipes classificadas nos quatro primeiros lugares estarão classificadas para a Fase Semifinal do Alagoano de 2022.

Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes na Primeira Fase da competição, o desempate será efetuado observando os seguintes critérios:

1- Maior número de vitórias;

2- Melhor saldo de gols;

3- Maior número de gols marcados;

4 – Confronto direto, somente na hipótese de ocorrer entre dois Clubes, sem levar em consideração o gol qualificado fora de casa;

5 – Menor número de cartões vermelhos recebidos;
6– Menor número de cartões amarelos recebidos;

7 – Sorteio.

Disputa pelo terceiro lugar:

Na disputa pelo terceiro lugar, os clubes desclassificados na Fase Semifinal se enfrentarão em jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida daquele com melhor campanha somadas todas as fases anteriores.

Em caso de empate em pontos ganhos entre os dois clubes, o desempate para efeito de definir o 3° colocado será realizado observando certos critérios, como:

I – Melhor saldo de gols das equipes nas duas partidas;

II – Cobrança de pênaltis de acordo com os critérios adotados pela International Board.

Representante da Série D do Brasileiro:

O Campeão Alagoano de 2022 será um dos representantes no Campeonato Brasileiro da Série D de 2023, conforme disposto em ofício encaminhado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), exceto para os representantes já classificados para as competições nacionais.

Em relação ao rebaixamento, o time classificado na oitava posição da competição será rebaixado ao Campeonato Alagoano Sub 23 – Série B de 2023.

E fica estabelecido o acesso do Campeão Alagoano Sub 23, Série B 2022, para disputar a Série A do Campeonato Alagoano de Futebol de 2023.

Copa Alagoas com novo formato e regulamentos atualizados:

Com novo formato, a competição começará no dia 09 de janeiro e tem previsão de término no dia 10 de abril. Na primeira fase, os clubes foram divididos em dois grupos com oito times em que os integrantes do Grupo A enfrentaram os adversários do Grupo B.

Grupo A será composto por CSA, ASA, Desportivo Aliança, Jaciobá, Zumbi, Coruripe, Miguelense e Dimensão Saúde. O Grupo B terá CRB, CSE, Murici, Cruzeiro, CEO, Agrimaq Pilarense, FF Comercial e Dínamo.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final. Na sequência, os times jogam a semifinal e disputam a grande final.

Blog e Raphael Alves –  Gazetaweb.com