Árbitro alagoano Francisco Carlos do Nascimento anuncia aposentadoria
   20 de novembro de 2021   │     23:55  │  0

Francisco Carlos do Nascimento encerrou a carreira — Foto: Leonardo Freire/GloboEsporte.com

Francisco Carlos do Nascimento vai encerrar sua carreira —(Foto: Leonardo Freire/GloboEsporte.com)

Chicão pendura de vez o apito em um jogo festivo marcado para 29 de novembro.

O árbitro alagoano Francisco Carlos Nascimento decidiu se aposentar aos 44 anos. Nesta sexta, a decisão foi anunciada pela Federação Alagoana e confirmada por ele.

Chicão, como é conhecido, se dedicou à arbitragem por 18 anos e foi o único juiz alagoano a receber o escudo da Fifa. Ele integrou o quadro internacional entre 2012 e 2014. A partir de agora, ele pretende assumir a função de analista de arbitragem.

O árbitro, ao longo de sua trajetória, ganhou até destaque, apitando jogos importantes da Série A, mas perdeu espaço depois de enfrentar um desgastante processo em que chegou a ser acusado pelo Ministério Público da Paraíba de manipulação de resultados no Campeonato Paraibano.

Absolvido na esfera esportiva em 2018, ele voltou a apitar, mas não recuperou força no cenário nacional.

Na época, Chicão se defendeu dizendo ao ge AL que o cenário do futebol da Paraíba é complicado e ele foi vítima de um esquema.

A despedida

De acordo com a Federação Alagoana de Futebol, Chicão vai se despedir oficialmente do apito no dia 29 e novembro, no Jogo da Alegria, marcado para o Estádio Rei Pelé, entre os amigos de Carlinhos Maia e os amigos de Ronaldinho Gaúcho.

Em entrevista ao site da Federação Alagoana, o árbitro falou sobre a decisão de pendurar o apito.

– Tem uma fase em nossa vida que é necessário seguir novos rumos e novos sonhos. Na arbitragem, fiz centenas de amigos, representei Alagoas e o Brasil em competições internacionais. Saio de cabeça erguida e ciente que fiz o meu melhor em campo, defendendo sempre as regras do jogo com ética e profissionalismo – disse Francisco Carlos.

A Federação destacou em nota o trabalho que Francisco desenvolveu ao longo da carreira.

– Durante os quase 20 anos no apito, Chicão acumula diversas atuações destacadas e de peso no futebol. Entre as partidas lembradas por ele estão a final da Copa do Nordeste entre Bahia x Sport, finais do Campeonato Alagoano e de outros Estaduais pelo país, jogos da Copa Libertadores da América e Sul-Americana, amistosos entre seleções e eliminatórias da Copa do Mundo.

Blog com Redação do ge – Alagoas