Campeonato Alagoano 2022 reduz número de clubes, mantém formato de disputa e começa em 19 janeiro
   18 de novembro de 2021   │     13:00  │  1

Arbitral do Campeonato Alagoano 2022 foi realizado nesta quarta — Foto: Reprodução FAF

Arbitral do Campeonato Alagoano 2022 foi realizado ontem — (Foto: Reprodução FAF)

Com oito times, competição está prevista para acabar em 2 de abril.

O Campeonato Alagoano de 2022 terá novidades. Diferentemente dos anos anteriores, o estadual da próxima temporada vai contar com oito times. Outra mudança ocorre na fase semifinal da competição. Os detalhes foram definidos na reunião desta quarta do Conselho Arbitral, realizada no Hall da Fama do Estádio Rei Pelé.

Com relação ao sistema de disputa, estão mantidos o turno único, a semifinal e a decisão. Ao final da primeira fase, a equipe com menor pontuação estará rebaixada.

O Alagoano está previsto para começar no dia 19 de janeiro e vai até 2 de abril. Os participantes são: ASA, CRB, CSA, CSE, Desportivo Aliança, Jaciobá, Murici e Cruzeiro de Arapiraca, campeão da Segunda Divisão neste ano.

Vagas

O campeão alagoano garante vaga nas copas do Brasil e do Nordeste, o vice-campeão assegura um lugar na Copa do Brasil e o terceiro colocado disputa uma vaga na Copa do Brasil com o campeão da Copa Alagoas.

E o VAR?

Presidente da Federação Alagoana, Felipe Feijó disse durante a reunião que o árbitro de vídeo (VAR) será colocado nas finais do campeonato. A FAF pretende também usar a tecnologia nas semifinais, mas depende dos custos.

A fórmula

1ª Fase – Os clubes se enfrentam em turno único, com jogos só de ida. Ao final da primeira fase, os quatro primeiro classificados avançam para a semifinal;

Semifinal – Será realizada com cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), com o primeiro e segundo colocados jogando a segunda partida em casa. Diferentemente dos anos anteriores, não há vantagem de empate na soma dos dois resultados. Em caso de igualdade, a vaga na decisão será definida nos pênaltis;

Final – Será disputada em dois jogos, com a segunda a partida tendo como mandante a equipe que tiver a melhor pontuação em todas as etapas do Alagoano. Não há vantagem em caso de empate na soma dos dois resultados. Caso a fase final termine em igualdade, o campeão será conhecido através da cobrança de pênaltis.

Rebaixamento – O clube que somar o menor número de pontos na primeira fase.

Blog com Redação do GE – Alagoas

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Interiorano

    Eu já comentei uma vez e vou comentar novamente e podem me criticar, pois, não têm problema! Eu sou leigo e não vejo correta, essa forma de disputa da segunda divisão do campeonato alagoano! Essa segunda divisão, do jeito que está sendo, ocasiona um prejuízo muito grande aos times do Interior! Explico : Quem foi rebaixado em abril de 2021, só vai disputar o acesso em outubro de 2022 e garantindo o acesso, só volta a jogar em janeiro de 2023! isso é, praticamente, 2 anos depois! E aí, nenhum time do Interior, têm condições financeiras para se manter! O ideal seria : Quem fosse rebaixado em abril de 2021, disputasse o acesso em outubro de 2021! Se não conseguisse o acesso em outubro de 2021, disputaria novamente o acesso em outubro de 2022 e assim sucessivamente! Aí sim, ficaria uma disputa correta porque um time do Interior não ficaria quase 2 anos sem jogar! Não é o caso do campeonato brasileiro, onde um time cai, porém, passa o ano seguinte, jogando o ano todo, mesmo com arrecadação menor! Mas, pelo menos têm uma condição mínima para se manter! E complemento : O CRB e CSA além de jogarem o campeonato brasileiro praticamente o ano todo, ainda, jogam Copa do Brasil e Copa do Nordeste, enquanto os times do Interior passam pela situação acima relatada! É até uma injustiça, querer que nessas condições, um time do Interior dispute com eles, sem a mínima condição de igualdade, o campeonato alagoano!

Comments are closed.