Flamengo entra em regime de contenção e faz planejamento especial para ter titulares inteiros em final da Libertadores
   11 de novembro de 2021   │     15:00  │  0

O técnico do Flamengo, Renato Gaucho

O técnico do Flamengo, Renato Gaucho (Foto: ALEXANDRE LOUREIRO / REUTERS)

A 16 dias da final da Libertadores, a estratégia do Flamengo para ter força máxima contra o Palmeiras passa por deixar o Brasileiro em segundo plano. Embora a diretoria tenha subido o tom nas críticas sobre a arbitragem após mais um tropeço, internamente o clube foca em um trabalho de recuperação que, no limite, prioriza ter os 11 titulares em boas condições físicas para jogar 90 minutos em alta intensidade no dia 27.

Em função dessa preparação, que aposta em um conjunto mais entrosado, e no retorno de Arrascaeta, o técnico Renato Gaúcho é absolvido no departamento de futebol pela total falta de padrão de jogo nas últimas partidas. Há incômodo com os resultados, com o trabalho em si de toda a comissão e departamento médico, mas os problemas são ignorados por um bem maior: o tricampeonato da América.

Sob pressão, o planejamento prevê que jogadores lesionados sejam recuperadods e adquiram ritmo de jogo até a final. E que os mais desgastados, mas sem problemas musculares, se desdobrem até o limite, quando serão preservados. No primeiro exemplo, encaixa-se especialmente David Luiz. O zagueiro deve retornar contra o Bahia, e atuar de preferência nos confrontos no Rio, para que evite o desgaste da viagem e faça trabalhos regenerativos no Centro de Treinamento do clube.

O jogador voltou a atuar após 40 dias na última sexta, vindo de lesão, e depois de atuar por 90 minutos pela primeira vez foi preservado contra a Chapecoense. O mesmo aconteceu com o goleiro Diego Alves e em jogos anteriores com o zagueiro Rodrigo Caio. Ainda em recuperação de lesão, Pedro, Filipe Luis e Arrascaeta passarão pelo mesmo processo. Farão um trabalho minucioso, com cada etapa de recuperação prolongada, acompanhados de perto por fisioterapeutas, preparadores físicos e pelo técnico Renato Gaúcho.O controle de carga contou pontos a favor do departamento de saúde do Flamengo, muito criticado. O próprio David Luiz saiu em defesa do setor publicamente.

Depois da lesão de vários atletas, o Flamengo adotou mais cautela para liberá-los para os jogos, sobretudo próximo da final da Libertadores. David Luiz, por exemplo, disputou diversos coletivos e fez mais de uma dezena de treinos com bola junto ao elenco antes de voltar a jogar contra o Atlético-GO. Jogou sexta e treinou sábado, domingo, segunda e terça para ficar à disposição contra o Bahia, no Maracanã, amanhã. Até pela idade, o jogador requer uma recuperação mais detalhada após os jogos, e para isso lança mão dos equipamentos de última geração do Ninho do Urubu, como a câmera hiperbárica e botas de descompressão.

Já Arrascaeta, que completou dois meses da lesão na coxa sofrida pelo Uruguai, deve iniciar a transição para a parte física nos próximos dias. A ideia é que o meia dispute alguns jogos pelo Brasileirão antes da final da Libertadores. Fora da convocação para as Eliminatórias, o jogador não atua há dez partidas no Flamengo e também não deu indícios de voltar contra o Bahia.

Blog com EXTRA