CBF libera áudios do VAR e vídeos da linha do impedimento na reta final do Campeonato Brasileiro
   7 de novembro de 2021   │     19:00  │  0

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em entrevista ao repórter André Gallindo — Foto: Sérgio Rangel/ge

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em entrevista ao repórter André Gallindo — (Foto: Sérgio Rangel/ge)

A novidade estará disponível no site da CBF após o final de cada rodada da competição a partir deste final de semana.

A CBF decidiu liberar os diálogos dos árbitros com a equipe do VAR. Os áudios, que eram mantidos em sigilo, estarão disponíveis no site da entidade no dia seguinte do final de cada rodada. Na última sexta-feira, a CBF já disponibilizou os lances revistos pelo VAR nos jogos da rodada 29, encerrada na quarta-feira.

A medida é uma decisão pessoal do presidente interino da entidade, Ednaldo Rodrigues. Ele substitui Rogério Caboclo, afastado do comando da entidade por 21 meses por assédio sexual e assédio moral a uma funcionária da entidade. Caboclo nega as acusação.
Segundo Ednaldo, a iniciativa pretende dar transparência ao trabalho dos árbitros.

– A Conmebol já faz isso. Outras grandes ligas fazem também. A CBF vai fazer sem edição com todo diálogo que houver do VAR com o árbitro em campo – disse o presidente da entidade.

Além dos áudios, a CBF vai divulgar também os vídeos do sistema que traça a linha de impedimento.

O VAR começou a ser usado em competições nacionais em 2018. No ano seguinte, o Brasileiro foi disputado já com o árbitro de vídeo. Desde então, a CBF se recusava a divulgar os diálogos.

A entidade abria exceções e mostrava aos dirigentes dos clubes em ambiente privado as conversas dos juízes nos lances polêmicos.

– Acho que todos vão ganhar agora, atletas, dirigentes e torcedores. Não tem retorno e que cada um procure se adequar – acrescentou o presidente interino da CBF.

O GE teve acesso a áudios de jogos realizados essa semana. Na terça-feira, por exemplo, em Curitiba, o lance mais polêmico foi o lance envolvendo Renato Kayzer, do Athletico Paranaense, e Léo Pereira, do Flamengo.

O juiz em campo expulsou o atacante por agressão. Os áudios revelam que o árbitro de vídeo sugeriu a mudança da decisão.

Blog com André Galindo e Sérgio Rangel – Redação do Ge – Rio de Janeiro