Salários, SAF, diretor e dívida na Fifa: permanência de Luxemburgo no Cruzeiro depende de situações
   4 de novembro de 2021   │     5:00  │  0

Luxemburgo, técnico do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Luxemburgo, técnico do Cruzeiro — (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Publicamente partes querem seguir trabalhando juntos em 2022, mas situação não é simples.

Cruzeiro e Vanderlei Luxemburgo têm definições importantes ao fim de 2021. Dentro de campo, o treinador precisa trabalhar para garantir o Cruzeiro na Série B. Fora dele, a diretoria celeste e o comandante precisam acertar a renovação do contrato para a próxima temporada. Apesar de declarações públicas de interesse, nada foi assinado e a situação depende de definições importantes.

Após o empate do Cruzeiro diante do Vila Nova, Luxa falou novamente em público que deseja seguir no comando da equipe em 2022. O presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, também comentou que quer o treinador na Toca da Raposa. Então, o que falta para a definição?

Situação Salarial

Luxemburgo já afirmou, por diversas vezes, que uma das condições para treinar e permanecer como comandante no Cruzeiro é que os salários fiquem em dia. Recentemente, o Cruzeiro passou por greve dos jogadores profissionais, que expuseram atrasos em diversos setores do clube.

Luxemburgo apoiou publicamente a greve dos jogadores e elogiou também a decisão de, após conversa, voltarem aos treinamentos. Na semana passada, a Raposa começou a acertar os débitos em atraso. De acordo com Sérgio Santos Rodrigues, até nesta quarta (3) todos os valores seriam acertados com os funcionários.

O Cruzeiro conseguiu levantar os recursos após alugar a sede administrativa do clube, por 10 anos, para Pedro Lourenço, empresário e um dos patrocinadores do clube. Contudo, ainda é incerto se os pagamentos até o final do ano serão realizados em dia.

Clube-empresa

O Cruzeiro afirma que, em dezembro de 2022, migrará para o modelo clube-empresa. A transição será baseada na Lei 14.193 (6 de agosto de 2021), que ficou conhecida como a “Lei da SAF”, acrônimo para Sociedade Anônima do Futebol, mas o que isso significa em termos práticos?
O clube mineiro terá um novo CNPJ e cadastrará todos os contratos do Departamento de Futebol nesse novo número. Após aparar as arestas legais, agora a instituição busca registrar o estatuto social da SAF, visando acelerar o processo jurídico para quando houver um investidor, seja preciso apenas colocar o dinheiro no caixa da empresa.
Recentemente, o empresário e um dos antigos investidores celeste, Régis Campos, afirmou que o valor pretendido pelo Cruzeiro com a SAF gira em torno dos R$ 350 milhões. Esse valor seria para montagem do elenco para a próxima temporada. Luxemburgo afirmou que quer ter um elenco mais encorpado para disputar a Série B, diferente do que aconteceu com o Cruzeiro nos últimos dois anos.

Para contratar e planejar a temporada, além da renovação com o treinador é preciso que o Cruzeiro acerte outra situação que está pendente atualmente no elenco.

Blog om Redaação do GE – Belo Horizonte