STJD pode punir Grêmio com perda de até 10 mandos de campo
   2 de novembro de 2021   │     0:05  │  0

Grêmio deve ser severamente punido por ato cometido por seus torcedores, que invadiram o gramado da arena do clube e quebraram estrutura do VAR

Grêmio deve ser severamente punido por ato cometido por seus torcedores, que invadiram o gramado da arena do clube e quebraram estrutura do VAR

Foto: Raul Pereira / Estadão

Procuradoria do tribunal vai analisar imagens de distúrbios na arena do Tricolor gaúcho.

A ação de vândalos da torcida do Grêmio que invadiram o gramado do estádio do clube, enfrentaram policiais e quebraram a cabine do VAR, após a derrota para o Palmeiras por 3 a 1 no domingo (31), deve custar caro para o clube. Há o risco de o Grêmio perder o mando de campo por até dez jogos.

Mesmo que a pena seja mais branda, com a proibição de atuar em casa por quatro vezes, isso já será terrível para o Tricolor, pois até o final do Brasileiro o time só tem mais quatro partidas programadas para seus domínios. O Grêmio ocupa a vice-lanterna da competição e está cada vez mais próximo do rebaixamento à Série B.

Em contato com a reportagem do Terra, o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Piacente, lamentou os distúrbios na Arena do Grêmio e sinalizou que a punição vai ser exemplar. Ele disse que o clube deve ser denunciado no Artigo 213, incisos I, II e III, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por não ter evitado o tumulto ocorrido em seu estádio, com imagens que já correram o mundo.

O artigo em questão trata da obrigatoriedade do mandante com a segurança no local da partida e prevê o agravamento da punição quando há invasão de gramado e agressões provocadas por torcedores.

Piacente disse que existe a possibilidade de a pena ser adaptada – em vez de jogar em outro local, o Grêmio se manteria na sua arena, mas com os portões fechados. Ele acrescentou que os incidentes com destruição da cabine do VAR tendem a incidir uma multa ao clube de até R$ 100 mil e a exigência de que o Grêmio arque com esses prejuízos.

“Vamos apurar ainda se os fatos lamentáveis foram cometidos por torcidas organizadas. Se isso se confirmar, essas torcidas serão afastadas”, declarou.

Blog com Silvio Barsetti – Terra Esportes