Invicto há dois anos, equilíbrio absoluto na década: o retrospecto recente de Atlético-MG x Flamengo
   30 de outubro de 2021   │     13:00  │  0

Última derrota do Galo para o rival Rubro-Negro foi em outubro de 2019; equipes se enfrentam hoje, no Maracanã, em “final antecipada” do Brasileirão.

Um duelo cheio de história, impulsionado por uma das maiores (senão a maior) rivalidade entre estados do futebol brasileiro. Flamengo e Atlético-MG estarão frente a frente neste sábado, às 19h (de Brasília), pela 118ª vez. O Galo levou a melhor nos últimos dois anos, mas no retrospecto da década, prevalece o equilíbrio absoluto.

A última derrota atleticana para o rival carioca aconteceu em outubro de 2019, quando o Galo caiu por 3 a 1 no Maracanã. Desde então, são três vitórias mineiras seguidas no confronto: duas no Brasileirão de 2020 (1×0 no Rio e 4×0 em BH) e a do turno de 2021 (2×1 no Mineirão).

No histórico da última década (2011-2021), porém, há um equilíbrio absoluto no confronto entre as equipes. Em 34 partidas, foram 10 vitórias para cada lado e quatro empates.

Atlético-MG x Flamengo — Foto: Agência i7/ Mineirão

Atlético-MG x Flamengo — (Foto: Agência i7/ Mineirão)

Dentre esses duelos, a torcida atleticana se recorda com carinho dos confrontos pela Copa do Brasil, em 2014. Na ocasião, as equipes se enfrentaram na semifinal do torneio.

O Galo perdeu a primeira partida por 2 a 0, chegou a sair atrás no jogo da volta, mas arrancou uma virada histórica: 4 a 1 e a vaga na decisão, onde o time bateu o rival Cruzeiro para se sagrar campeão pela primeira vez.

Sete anos depois daqueles dois confrontos, as equipes voltam a duelar em 2021 no que, se não é uma decisão de mata-mata, é considerada por muitos uma final antecipada do Brasileirão de pontos corridos.

As equipes chegam para o confronto deste sábado com os melhores aproveitamentos (Galo 72,8% x 61,3% Flamengo), as melhores defesas (Galo 20 x 24 Flamengo) e os melhores ataques do Brasileirão (Galo 44 x 47 Flamengo). Os dois principais postulantes ao título brasileiro.

Líder isolado do Brasileirão e finalista da Copa do Brasil, o Galo chega embalado para o clássico nacional. Por outro, o Flamengo vem de derrota no Brasileiro e eliminação na Copa do Brasil para o Athletico-PR, no meio de semana. O Rubro-Negro não vence há quatro jogos, e chega pressionado pela sequência de maus resultados.

Para o técnico Cuca, porém, nada disso pode ser traduzido em um favoritismo no confronto direto, sobretudo por se tratar de um jogo no Maracanã.

– Maracanã, Flamengo, é sempre um jogo muito difícil de se jogar, mas a gente tem a nossa maneira de jogar, a gente tem a nossa a nossa confiança, a nossa humildade, que é muito importante, de reconhecer a grandeza do adversário, e tem tudo aí pra ser um grande jogo – destacou.

Blog com Marcelo Cardoso — Belo Horizonte – Redação do GE