Para subir, Vasco e Guarani precisam repetir arrancada rara; Náutico e CSA tentam feito inédito
   27 de outubro de 2021   │     13:00  │  0

Para subir, Vasco e Guarani precisam repetir arrancada rara; Náutico e CSA tentam feito inédito

(Foto: Arte/ge)

A matemática do acesso distribui chances para as equipes que lutam para subir na Série B. Os números frios, no entanto, nem sempre dizem muito. Na prática, o que as equipes que estão na luta, ali pertinho do G-4, precisam para conseguir subir de divisão? O ge pesquisou e traz respostas, baseadas na história da competição em pontos corridos, formato que começou em 2006.

É importante ressaltar que as equipes que compõem o G-4 atualmente (Coritiba, Botafogo, Avaí e Goiás) dependem apenas de suas forças para subir.

Já em relação aos que estão na perseguição ao G-4, o CRB, na quinta posição, é aquele que tem mais referências: 12 equipes subiram com pontuação semelhante aos 50 pontos que o Galo tem ou até menos.

O Vasco (6º colocado com 47 pontos) e o Guarani (7º colocado com 46) só têm um espelho: o Figueirense de 2013, que tinha 46 pontos a esta altura da competição e conseguiu o acesso na quarta posição, com 60. Todas as outras equipes que subiram tinham pontuação superior à do Cruzmaltino e do Bugre.

Já CSA (8º) e Náutico (9º), ambos com 45, precisarão ser inéditos. Nenhuma equipe conseguiu o acesso, em 15 anos de formato pontos corridos, com tão poucos pontos após 31 rodadas.

Quem vem abaixo desses times, então, nem se fala. O Vila Nova, com 42 pontos, é o 10º (e já tem 32 jogos). Precisa ter 100% de aproveitamento nas suas seis últimas partidas para ter alguma chance.

Blog com Redação do GE – Recife