Sem Arrascaeta, Flamengo vê aproveitamento despencar e gols reduzirem quase pela metade
   23 de outubro de 2021   │     5:00  │  0

Arrascaeta lesionou a coxa em jogo do Uruguai — Foto: Reprodução

Arrascaeta lesionou a coxa em jogo do Uruguai — (Foto: Reprodução)

Uruguaio se recupera de um estiramento na coxa e tem previsão de retorno contra o Atlético-MG.

Finalista da Libertadores, semifinalista da Copa do Brasil e vice-líder no Brasileirão. O Flamengo tem feito o dever de casa e segue firme na disputa das três competições. Porém precisa lidar com ausências importantes no time, como a de Arrascaeta. Somente nesta temporada, sem o camisa 14, o rubro-negro já teve uma queda de 20% no aproveitamento dos jogos em que ele não esteve em campo. Como se não bastasse, viu o número de gols marcados cair quase pela metade.

É evidente que o uruguaio é um dos protagonistas na era de glórias do Flamengo, uma vez que coleciona títulos com a camisa rubro-negra: dois campeonatos brasileiros, uma Libertadores, Recopa Sul-Americana, duas Supercopas do Brasil e três Estaduais. Isso tudo em quase três anos de clube. E ele não para por aí, o jogador ainda carrega a camisa 10 da seleção uruguaia, o que demonstra o nível altíssimo de qualidade dentro de campo.

O problema para o Flamengo está sendo a ausência de Arrascaeta em 2021. O meio-campista tem convivido com lesões, convocações e é desfalque constante no time de Renato Gaúcho nos últimos jogos. Na temporada atual, o clube carioca tem apenas 62% de aproveitamento sem o uruguaio. Com ele, a porcentagem aumenta para 83%. O poder ofensivo também é afetado: sem o meio-campista, a equipe faz menos 45% de gols por jogo.

Arrascaeta já ficou fora de sete jogos por conta de uma lesão muscular de grau dois quando ainda estava com a seleção do Uruguai nas Eliminatórias. Somando às ausências por conta das convocações (9 jogos fora), e suspensões, o camisa 14 já disputou 19 jogos a menos que em 2020.

Jogos de Arrascaeta em cada temporada pelo Flamengo:
2019 – 52 jogos;
2020 – 50 jogos;
2021 – 31 jogos;

A projeção do departamento médico do Flamengo é de que Arrascaeta retorne no confronto direto contra o Atlético-MG, no dia 30 de outubro, pelo Brasileirão. A situação do uruguaio é a que mais preocupa. O atleta se recupera de um estiramento de grau 2 na coxa jácomeçou a trabalhar no campo com fisioterapeutas . A princípio, para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, o retorno está descartado.

Gabigol se junta à lista de desfalques do Flamengo e não encara o Fluminense neste sábado, às 19h (de Brasília), pela 28ª rodada do Brasileirão. Além dos jogadores citados acima, Renato Gaúcho não poderá contar com Bruno Henrique e David Luiz, ainda em recuperação, e Filipe Luís, suspenso.

Blog com Giovana Marcondes – Redação do GE – Rio de Janeiro.