STJD pede que CBF e Sport se manifestem sobre suposta escalação irregular de Pedro Henrique
   20 de outubro de 2021   │     19:30  │  0

A Procuradoria do STJD solicitou na última segunda-feira que a CBF e o Sport se posicionem sobre uma suposta escalação irregular de Pedro Henrique, zagueiro do clube pernambucano. O pedido dá segmento à denúncia apresentada no dia 9 de outubro por nove clubes do Brasileirão: América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Grêmio, Juventude e Santos.

O autor da solicitação, o procurador-geral Ronaldo Piacente, determinou que a CBF e o Sport terão três dias para se posicionar sobre a possível irregularidade. Após receber as considerações da federação e do clube, a Procuradoria dará seu parecer e decidirá pela denúncia ou arquivamento do caso.

No último dia 12, a CBF se manifestou alegando que não houve irregularidade na escalação de Pedro Henrique visto que, segundo o Regulamento Específico do Campeonato Brasileiro (REC), o zagueiro teria disputado apenas cinco jogos pelo Internacional, seu clube de origem, antes de ser emprestado ao Sport.

Os nove clubes que realizaram a denúncia entendem que o jogador participou de sete partidas enquanto defendia o time gaúcho, pois recebeu dois cartões amarelos no banco de reservas. De acordo com o Regulamento Geral das Competições da CBF (RGC), isso configuraria sete atuações de Pedro Henrique pelo Colorado, o que o impediria de jogar por outra equipe do Brasileirão.

Com isso, os clubes pedem a punição do Sport com a perda de 15 pontos, já que o zagueiro foi relacionado em cinco jogos do time pernambucano, mais a perda de dois pontos obtidos em dois empates, totalizando 17 pontos.

Blog com Gazeta Esportiva