Convocação de Raphinha e Arthur Cabral joga luz para jogadores que se destacam na Europa e são anônimos no Brasil
   18 de outubro de 2021   │     17:00  │  0

Desconhecido antes dos jogos pela seleção, Raphinha virou xodóDesconhecido antes dos jogos pela seleção, Raphinha virou xodó – (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O grande nome da seleção na última rodada das Eliminatórias não foi Neymar. Tampouco Gabigol. Raphinha saiu do banco para comandar a virada sobre a Venezuela e, já titular, marcou duas vezes sobre o Uruguai. Em pouco tempo, a internet foi tomada por matérias cujo título começa com “Quem é Raphinha”.

Apesar da presença no time de Tite, o atacante do Leeds United, da Inglaterra, é desconhecido do grande público. As boas atuações serviram como cartão de apresentação para seu próprio país.

— Eu sabia que não era tão reconhecido no Brasil de uma maneira geral — admitiu o atacante após a partida contra os uruguaios, já alçado a novo xodó da seleção.

Raphinha nunca atuara profissionalmente no Brasil até a última quinta-feira. Foi revelado no Avaí e logo vendido para o Vitória de Guimarães, de Portugal. Aos 24 anos, poderia ser uma exceção na seleção. Mas no mesmo grupo estava Arthur Cabral, cuja convocação também foi recebida com surpresa.

Hoje com 23 anos, o também atacante fez uma temporada de destaque pelo Ceará em 2018 que lhe rendeu a ida para o Palmeiras. Mas só entrou em campo seis vezes pelo clube paulista. Foi emprestado e posteriormente vendido ao Basel, da Suíça.

Por lá, tem feito história. Já são 58 gols em 92 jogos. Só na temporada atual, marcou 20 em 17 partidas. Mas seus feitos eram desconhecidos da maior parte da população até o chamado de Tite.

— Sei que é um futebol que não é muito visto no Brasil. Tenho humildade de admitir que um jogador da Premier League é muito mais cotado para a seleção do que o da liga suíça — reconheceu o próprio jogador.

Blog com EXTRA