Análise: agressiva e vertical, Seleção sufoca Uruguai com futebol de alto nível em Manaus
   16 de outubro de 2021   │     13:00  │  0

Lucas Paquetá iniciou o segundo gol brasileiro (NELSON ALMEIDA / AFP)

Lucas Paquetá iniciou o segundo gol brasileiro (Foto: NELSON ALMEIDA / AFP)

Foto: Lance!

Equipe brasileira mostra variação de jogadas, coordenação na marcação e muita criatividade em resultado de 4 a 1 que saiu barato para os uruguaios. Em novembro, jogos contra Colômbia e Argentina.

Quem pedia mais participação ofensiva de Fred, viu. Os que cobravam mais jogadas individuais e menos dependência de Neymar, viram Raphinha e Paquetá desequilibrarem. A quem esperava Fabinho mais à vontade em campo e novos testes, tivemos tudo isso, com boa participação também de Emerson Royal na lateral e de Lucas Veríssimo na zaga.

A delegação do Brasil saiu de Manaus em voo fretado na madrugada de sexta-feira com 31 pontos, na liderança das Eliminatórias, e com boas notícias depois de jogo avassalador contra o Uruguai – venceu por 4 a 1, na Arena da Amazônia na noite de quinta-feira, num resultado que ficou barato para o conjunto de Cavani e Suárez.

O primeiro tempo da seleção brasileira terminou 2 a 0, mas poderia ter no placar quatro, cinco gols, tamanhas oportunidades que o time criou. Foram nove chutes na primeira etapa – seis no gol.

Neymar, Raphinha e Gabriel Jesus tiveram mais de uma chance em 49 minutos envolventes para delírio das 12 mil pessoas volta aos estádios na Arena da Amazônia (a renda foi de R$ 2,9 milhões). O experiente goleiro uruguaio Muslera fez nove defesas em toda a partida.

O treinador levou 25 atletas para esta rodada tripla e usou 23 atletas. Só não entraram em campo Weverton, goleiro do Palmeiras, e Arthur Cabral, atacante do Basel.
Contra o Uruguai, a equipe foi agressiva na maior parte do tempo, sem a bola, na marcação forte em cima do adversário, e com ela teve velocidade e ousadia o tempo todo. Muito por conta também do ritmo de Raphinha, depois com Antony na segunda etapa, mas com ótimas atuações individuais de Fred e de Lucas Paquetá, além de Neymar, é claro.
Agenda da Seleção:

A seleção brasileira volta a campo em novembro, para os últimos dois jogos do ano. Enfrenta Colômbia, em São Paulo, no estádio do Corinthians, dia 11, e viaja para a Argentina para enfrentar dia 16, em San Juan, cidade próxima a Mendonza.

Blog com Redação do GE – Raphael Zarko — Manaus