Após anos de luta, Arão se consolida como um dos pilares de geração gloriosa do Flamengo
   7 de outubro de 2021   │     23:30  │  0

Arão – (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

‘Carregador de piano” e desde 2016 no clube, volante amadurece vínculo com o Rubro-Negro, e coleciona marcas individuais e coletivas importantes.

No elenco do Flamengo recheado de craques e atletas de Seleção há um jogador que pode não ser tão lembrado pelos torcedores no dia a dia, mas é peça fundamental na engrenagem do time vencedor: Willian Arão.

Contratado em 2016 junto a Botafogo como destaque, o volante foi titular absoluto com todos os treinadores que passaram pelo clube desde a sua chegada.

Os quase seis anos de Flamengo fazem Arão ostentar números incríveis, marcas impressionantes e muitos títulos. Atualmente, o camisa 5 é o jogador do atual elenco com mais partidas pelo clube; terceiro na história que mais atuou pelo Rubro-Negro em Libertadores, e próximo de alcançar Adílio para se tornar o quarto em Brasileiros.

Antes de desfrutar o filé mignon nos dias atuais, Arão já precisou roer muito osso e demonstrar muita força de vontade para se consolidar como ídolo no Flamengo.

A construção da história passou por críticas, perseguição da torcida, eliminações e derrotas marcantes. Fatos que ajudaram o volante a conhecer melhor o Rubro-Negro, dar ligação cada vez mais umbilical com o clube e, consequentemente, amadurecer um novo estilo de jogador.

No vídeo de 300 jogos, da FLA TV, em maio, chegou a chorar e dizer que “morreria por essa camisa.”

A importância de Arão para o Flamengo vai além das quatro linhas. Mesmo não usando a faixa de capitão nos jogos, o jogador exerce uma função de líder em vários momentos fora de campo.

Ele participa das reuniões com a diretoria para reivindicar ou debater situações que envolvam o elenco, além de ser respeitado e tido como referência pelos mais novos. O garoto João Gomes, inclusive, já falou abertamente que vê o camisa 5 como exemplo.

Em setembro, Arão deu mais um exemplo de liderança. O camisa 5 organizou um “motim do bem” para o elenco ajudar com uma gratificação financeira a 15 funcionários que são importantes no dia a dia do clube, nos treinos e viagens, mas que não são agraciados com o famoso “bicho” pela diretoria. A atitude do volante comoveu alguns colaboradores.

A polivalência o faz ser indispensável nos esquemas táticos dos treinadores. A qualidade técnica, a visão de jogo e os números estatísticos não deixam mentir e dão força para os recorrentes debates com os treinadores. É comum ver Arão conversando com os técnicos durante os vídeos e treinos táticos no Ninho do Urubu.

O camisa 5 é exigente com os comandantes e gosta de fazer questionamentos nas atividades que ajudam no entendimento dos demais atletas, o que facilita o trabalho dos treinadores.

Segundo o site “Footstats”, especialista em estatística do futebol brasileiro, Arão, entre todos os jogadores do Flamengo no Brasileirão, é o primeiro em passe certo, primeiro em lançamentos certos, terceiro em desarmes, primeiro em interceptações e o segundo em rebatidas.

O vínculo atual de Arão com o Flamengo vai até dezembro de 2023. A última renovação do volante aconteceu em janeiro de 2020.

Blog com COLUNA DO VENÊ/O DIA