Sport pode perder todos os pontos somados neste Brasileirão
   29 de setembro de 2021   │     13:00  │  1

Pedro Henrique em ação com a camisa do Sport diante do Fortaleza

O Sport Club do Recife pode perder todos os pontos conquistados até aqui nesta edição do Campeonato Brasileiro. A punição seria decorrente da escalação de forma irregular do zagueiro Pedro Henrique em cinco partidas da equipe pernambucana.

“A gente tomou conhecimento dessa informação. Tão logo acionamos os nossos advogados especialistas no Rio de Janeiro para saber, porque há um conflito de normas no regulamento geral e no específico. Tem uma discussão muito grande quanto a penalidade. Tem jurisprudência sobre a questão dos pontos, mas também sobre multa”, disse em entrevista coletiva o presidente do clube, Leonardo Lopes.

Entenda o caso

Pedro Henrique foi contratado pelo Sport em agosto deste ano e inscrito pelo clube no Campeonato Brasileiro. O problema é que o atleta estava impedido de disputar o Brasileirão por outro time.

Isso porque o atleta participou em campo de cinco partidas do Internacional e, do banco de reservas, foi punido com cartão amarelo em outras duas. Desta forma, pelo artigo 43 do Regulamento Geral de Competições, o jogador participou oficialmente de sete partidas, número mínimo exigido para que um atleta não possa defender outro clube em uma mesma edição do Brasileirão.

“Se, na condição de substituto, o atleta vier a ser apenado pelo árbitro, será considerada como partida disputada pelo infrator, para fins de quantificação do número máximo a que alude o caput deste artigo”, diz um inciso do artigo citado acima.

Pelo artigo 214  Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), uma equipe que utilizar de forma irregular um atleta para uma partida pode sofrer punição da perda dos pontos conquistados na partida, além de mais três pontos. Pode-se somar ainda uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil por jogo.

O artigo deixa claro, ainda, que não é necessário o atleta entrar em campo para que a punição possa ser aplicada. Somente o ato de relacionar o jogador já caracteriza a infração.

“Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”, diz parte do artigo 214 do CBJD.

Desta forma, como Pedro Henrique participou em campo de quatro partidas e ficou no banco em mais uma, o Sport pode perder três pontos para cada jogo do qual ele foi relacionado, totalizando 15 pontos, e perder ainda os dois pontos somados nos duelos (em empates contra Athletico Paranaense e Chapecoense), totalizando, assim, 17 pontos – quantia total somada pelo clube no torneio até aqui.

Vale lembrar, porém, que o resultado de campo será mantido para as outras equipes que enfrentaram o Sport nas partidas em que Pedro Henrique foi relacionado. Desta forma, Fortaleza, Atlético-MG e São Paulo seguem com suas vitórias, enquanto Chape e CAP ficam com o empate.

Blog com Rafael Vieira/Agif/Gazeta Press

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Nelson

    A arrogância do futebol Pernambucano já desceu pelo ralo ! Hoje está atrás do Cearense e do Alagoano.
    Quem te viu, quem te vê.

Comments are closed.