Vasco quer o Maracanã
   23 de setembro de 2021   │     20:00  │  0

Vista aérea do MaracanãVista aérea do Maracanã (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)

O Vasco tem em seus planos ser um dos administradores do Maracanã. O clube aguarda que o governo do estado do Rio de Janeiro divulgue o edital de concessão do estádio, o que deve acontecer nos próximos dias, para elaborar a sua proposta e entrar no páreo. A ideia, no entanto, não é mudar de casa. A previsão é que o cruz-maltino continue com São Januário e use o Maracanã para jogos com maior possibilidade de público. Além disso, o clube acredita que o estádio é rentável para outras atividades, não apenas o futebol.

O vice-presidente do Vasco, Carlos Roberto Osório, diz que o ideal seria que os quatro grandes do Rio se unissem em um consórcio e administrassem juntos o Maracanã. Já aconteceram conversas preliminares e, segundo ele, por ora, apenas o Botafogo não tem interesse no estádio, por já ter compromisso com o Nilton Santos. Flamengo e Fluminense são os atuais administradores, por meio de permissão de uso, e pretendem continuar com a gestão.

— Achamos que tem que ter um entendimento entre os quatro clubes. O Maracanã é do povo do Rio — afirma Osório, que, entretanto, não descartou a possibilidade de o cruz-maltino fazer uma proposta sozinho, caso os demais não concordem com uma administração conjunta: — Nossa prioridade é o entendimento de todos os públicos, mas não descartamos fazer uma parceria com uma empresa do setor privado caso não haja acordo entre os clubes.

Ele explica que o plano do Vasco é manter São Januário para jogos menores e contar com o Maracanã para partidas maiores, em que haverá maior concentração de torcedores:

— São Januário, hoje, tem capacidade para receber 22 mil torcedores. Mas o Vasco tem público para colocar 60 mil pessoas no estádio.

Tanto Osório quanto o presidente do clube, Jorge Salgado, já estiveram com o governador Cláudio Castro há alguns meses. E informalmente, falaram sobre o interesse na administração do Maracanã. Quem coordena o edital pelo governo estadual é a Secretaria de Casa Civil. Em recente entrevista, o secretário Nicola Miccione informou que o administrador ficará responsável pelo estádio por 25 anos com a possibilidade de renovar por mais dez.

Blog com EXTRA