Santa Cruz ultrapassa América-RN e se isola como clube com mais rebaixamentos no Brasil
   22 de setembro de 2021   │     14:00  │  0

Pipico lamenta derrota do Santa Cruz durante Série C — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Pipico lamenta derrota do Santa Cruz durante Série C — (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Tricolor volta para a Série D do Campeonato Brasileiro após dez anos, acumulando oito descensos em sua história.

Ninguém foi mais rebaixado no futebol brasileiro do que o Santa Cruz. Com a queda para a Série D concretizada a uma rodada do fim da Série C, o Tricolor chegou a oito descensos em sua história e ultrapassou o América-RN – que soma sete rebaixamentos.

Em 24 participações na Série A do Brasileirão, o Santa Cruz desceu para a Série B em cinco ocasiões: 1988, 1993, 2001, 2006, 2016. Na Segundona, o clube coral terminou entre os quatro últimos colocados nas edições de 2007 e 2017.

Alguns jornalistas e historiadores contabilizam que o clube também foi rebaixado ao fim da Série C de 2008, mas tecnicamente isso não aconteceu. O ano foi atípico por conta da criação da Série D, iniciando em 2009, e como o Tricolor não terminou entre os 16 primeiros entre os 63 times participantes da Série C, acabou tendo que jogar a quarta divisão.

O Santa Cruz só conseguiu sair da Série D em 2011. Dez anos depois, volta para sua quarta participação no último escalão do futebol brasileiro.

Ranking dos rebaixados

Desde 2017 na Série D, o América-RN vem logo atrás no ranking dos clubes com mais rebaixamentos na história. Nos últimos anos, o Dragão ganhou as companhias de América-MG, Vitória e Criciúma, que também chegaram ao sétimo descenso.

Também rebaixado antecipadamente para a quarta divisão, o Paraná tinha caído apenas duas vezes – ambas da Série A para a Série B – em 1999 e 2007. Depois de terminar no Z-4 em 2018, o Tricolor da Vila Capanema desceu pela primeira vez para a Série C em 2020 e agora conheceu seu quinto rebaixamento.

Possibilidades para 2021

Com as Séries A e B em andamento, o ranking ainda pode ser modificado nesta temporada. Atualmente no 18º lugar do Brasileirão, o América-MG corre o risco de empatar com o Santa Cruz na primeira posição da indigesta lista. Com 97,2% de possibilidade de rebaixamento, de acordo com o site Chance de Gol, o Sport quer evitar a sexta queda na história.
Assim como o América-MG, o Vitória também lida com os riscos de chegar ao oitavo rebaixamento. Com 24 pontos, o Leão de Salvador ocupa a 17ª posição da Série B.

Blog com ge – Recife