Morre jogador francês em coma por 39 anos após cirurgia malsucedida no joelho
   7 de setembro de 2021   │     6:30  │  0

Jean-Pierre Adams (Foto: Getty)

Jean-Pierre Adams (Foto: Getty)

Jean-Pierre Adams disputou 22 partidas pela seleção francesa e foi zagueiro da equipe do Paris Saint-Germain.

O jogador francês Jean-Pierre Adams faleceu aos 73 após passar 39 anos em coma por conta de um procedimento malsucedido em seu joelho. O futebolista, com 22 jogos pela seleção francesa outras 41 pelo PSG, tinha 34 anos quando entrou em coma profundo em 1982, após uma falha durante a aplicação da anestesia em uma cirurgia de rotina no joelho no Hospital de Lyon.

De acordo com exames prévios à operação, Adams estaria em “ótima forma” antes do procedimento e deveria acordar depois de apenas algumas horas.

Adams foi declarado morto nesta segunda-feira (6) no Hospital Universitário de Nimes. O jogador de 73 anos nasceu em Dakar, no Senegal, em 1948, e jogou 22 vezes pela seleção francesa de 1972 a 1976. Ele também fez 41 partidas pelo Paris Saint-Germain, embora tenha passado a maior parte de sua carreira jogando no Nice. Seu primeiro time como profissional foi o Fointainebleau.

De acordo com The Guardian, Adams estava fazendo um curso de técnico em Dijon quando começou a se preocupar com o joelho. O jogador de futebol acabou trancando o curso já no quarto dia e foi realizar exames no hospital em Lyon. A varredura mostrou que Adams havia sofrido danos no tendão na parte posterior do joelho, e um cirurgião sugeriu que a melhor ação seria operar. “Está tudo bem, estou em ótima forma”, disse Adams à esposa Bernadette na manhã da operação. Adams sedado para a cirurgia, mas acabou nunca acordando.

Pierre Huth, médico de Adams durante sua passagem pelo PSG, abriu um processo contra equipe médica do hospital, questionando a forma como a operação foi conduzida. O caso se arrastou por sete anos até que a Sétima Câmara do Tribunal Correcional em Lyon acabou declarando os médicos culpados de lesões involuntárias. Em 2007, a esposa de Adam fez uma breve atualização sobre o marido e explicou: “Jean-Pierre sente, cheira, ouve e pula quando um cachorro late. Mas ele não pode ver.

Jean-Pierre Adams disputa bola em jogo amistoso entre as seleções de França e Portugal (Foto: getty)

Jean-Pierre Adams disputa bola em jogo amistoso entre as seleções de França e Portugal (Foto: getty)

Blog com MONET