Olimpíadas: Patrocinadora oficial, fabricante de carros japonesa cancela anúncios nos Jogos de Tóquio
   20 de julho de 2021   │     11:00  │  0

Carros cedidos pela Toyota para auxiliar na operação dos Jogos Olímpicos de Tóquio: em meio a repercussão negativa da competição, empresa retirou anúnciosCarros cedidos pela Toyota para auxiliar na operação dos Jogos Olímpicos de Tóquio: em meio a repercussão negativa da competição, empresa retirou anúncios – (Foto: REUTERS)

A fabricante de carros japonesa Toyota, patrocinadora oficial da Olimpíada de Tóquio, anunciou ontem que cancelou a exibição de anúncios e comerciais de televisão relacionados aos Jogos. A decisão ocorre em meio à repercussão negativa da competição entre os japoneses, por conta da alta de casos de Covid-19 no país. No domingo, foram registrados mais de 3 mil novos casos do vírus.

Um porta-voz da Toyota afirmou ainda, em comunicado, que o CEO da empresa, Akio Toyoda, e outros executivos não comparecerão à cerimônia de abertura das Olimpíadas, nesta sexta-feira. Segundo o comunicado, a decisão foi tomada “considerando vários fatores, inclusive a falta de espectadores”. Por conta da alta de casos de coronavírus, os Jogos serão realizados sem público.

O planejamento da Toyota, agora cancelado, incluía a exibição de propagandas com atletas olímpicos que também são patrocinados pela fabricante.

“Não estamos desistindo do nosso plano por conta de problemas mais recentes na situação atual. É algo que já vínhamos considerando por algum tempo devido à situação do Japão na Covid-19”, afirmou a porta-voz Shino Yamada em comunicado reproduzido pela “Bloomberg”.

De acordo com a Reuters, uma pesquisa local recente apontou que 68% dos japoneses têm dúvidas sobre a capacidade de os organizadores dos Jogos Olímpicos manterem sob controle as infecções causadas pela Covid-19, e 55% declararam ser contrários à realização da Olimpíada neste momento. No sábado, foram reportados os primeiros casos positivos para coronavírus de atletas dentro da Vila Olímpica.

A repercussão negativa dos Jogos entre o público japonês e o posicionamento da Toyota colocam dúvidas sobre desdobramentos entre outros patrocinadores da competição. Segundo a Reuters, cerca de 60 empresas do Japão, incluindo a fabricante de carros, investiram um total de U$ 3 bilhões para patrocinar a competição.

Apesar do recuo na associação de sua imagem aos Jogos, a Toyota manterá o fornecimento de cerca de 3,3 mil veículos para auxiliar a logística da competição e o transporte de atletas e funcionários.

Blog com EXTRA