Olimpíada: Fernando Reis, do levantamento de peso, é flagrado no antidoping com hormônio do crescimento
   20 de julho de 2021   │     23:00  │  0

Fernando Reis: da chance da medalha olímpica ao risco de suspensão por quatro anosFernando Reis: da chance da medalha olímpica ao risco de suspensão por quatro anos – (Foto: Divulgação/Pinheiros)

O atleta Fernando Reis, do levantamento de peso, foi flagrado no exame antidoping e não viajou para Tóquio. O episódio ocorre a apenas uma semana do início dos Jogos Olímpicos. A informação foi divulgada inicialmente pelo site ge. O GLOBO apurou que a substância encontrada é um hormônio do crescimento (enquadrado na lista de substâncias proibidas, no grupo S2, de hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos).

A reportagem também apurou que o hormônio é introduzido no organismo de forma injetável. Pelo uso, Fernando pode receber uma punição de até quatro anos de afastamento. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) ainda não se pronunciou sobre o caso.

Esta não é a primeira vez que Fernando Reis se vê envolvido num episódio de doping. Em 2011, ele testou positivo para a substância metilhexanamina. Ela foi encontrada durante o Campeonato Nacional Universitário, em Shrevport, nos Estados Unidos. Mas voltou a competir no mesmo ano e conquistou o ouro no Pan de Guadalajara-MEX.

Ironicamente, ele conquistou a primeira medalha do levantamento de peso brasileiro em um Mundial após a desclassificação de um concorrente por doping. Na edição de 2018, disputada em Ashgabat (Turcomenistão), Fernando terminou em quarto lugar na categoria +109kg. Terceiro colocado, o uzbeque Rustam Djangabaev acabou desclassificado, o que fez o brasileiro herdar o bronze.

A boa colocação no Mundial credenciou Fernando a brigar por uma medalha nos Jogos de Tóquio. Na Rio-2016, ele terminou em quinto lugar.

Blog com EXTRA