Após falas racistas contra Celsinho, jornalistas são afastados
   20 de julho de 2021   │     19:00  │  0

Celsinho – (Foto: Gustavo Oliveira/Londrina EC)

Londrina e jogador estão avaliando as medidas.

Devido às falas racistas contra o jogador Celsinho, do Londrina, o narrador Romes Xavier e repórter Vinicius Silva foram afastados. O caso ocorreu em transmissão para uma rádio de Goiânia, quando os profissionais usaram termos como “cabelo pesado”, “bandeira de feijão”, e “um negócio imundo”.

Ontem, o jogador e clube se reuniram para avaliar as medidas que serão tomadas sobre o caso. No entanto, em nota oficial, a Rádio Bandeirantes informou que o narrador e repórter trabalham em parceria do veículo com a equipe “Feras do Esporte”.

Além disso, a emissora solicitou a “imediata rescisão contratual” dos dois profissionais e “sem prejuízo de outras penalidades contratuais que vierem a ser necessárias”. Na equipe “Feras do Esporte”, em nota, informaram que o narrador e repórter foram afastados também.

Os comentários ocorreram quando o jogador sofreu uma falta e teve dificuldades para se levantar. Em seguida, o comentarista comparou o cabelo do atleta com “um negócio imundo”.

“Exatamente. Parece mais uma bandeira de feijão a cabeça dele do que um verdadeiro cabelo. Não é porque eu estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desse bonito”.

O Londrina se manifestou sobre o caso e soltou uma nota de repúdio contra o narrador e repórter, recriminando o ato dos dois profissionais.

“É inadmissível e lamentável, veemente, que tais comunicadores, formadores de opinião, propaguem atos de racismo! Em verdade, o racismo é inadmissível em qualquer situação, lugar, fala e deve ser lutado diariamente, por todos! Com certeza as medidas serão tomadas, contudo, cabe a nós entender que não basta não ser racista, é necessário ser ANTIRRACISTA! RACISMO NÃO! Essa luta é nossa!”.

Entretanto, o narrador Romes Xavier aproveitou para soltar uma nota pedindo desculpas para o jogador e o clube paranaense.

“Peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas. Quem me acompanha sabe o quanto sou crítico sobre condutas como essa. Peço perdão. Quem nunca errou”.

Além dele, o repórter Vinicius Silva disse que se arrependeu do comentário racista e pediu desculpas ao jogador e à família.

“Demonstro todo arrependimento pelo comentário infeliz referente ao atleta Celsinho. Peço desculpas a ele e sua família. Entrei em contato com Celsinho demonstrando todo remorso. A Rádio Bandeirantes é completamente contra essa postura e eu particularmente também sou”.

Nota Oficial do Londrina

“O LONDRINA ESPORTE CLUBE vem a público manifestar o seu profundo repúdio quanto ao ato de racismo praticado pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, da Rádio Bandeirantes Goiânia, em face do meio-campo Celsinho, do Londrina Esporte Clube, na transmissão da partida realizada entre Goiás e Londrina, pela 12ª rodada da Série B do Brasileiro.

Os referidos profissionais caçoaram do cabelo do meio campista, ao usarem palavras como: “cabelo pesado demais”, “bandeira de feijão” e “negócio imundo”.

É inadmissível e lamentável, veemente, que tais comunicadores, formadores de opinião, propaguem atos de racismo! Em verdade, o racismo é inadmissível em qualquer situação, lugar, fala e deve ser lutado diariamente, por todos!

Com certeza as medidas serão tomadas, contudo, cabe a nós entender que não basta não ser racista, é necessário ser ANTIRRACISTA!

RACISMO NÃO! Essa luta é nossa!”.

Blog com O DIA