Tropeços em casa deixam Corinthians parado na tabela e puxam torcedor de volta ao chão
   19 de julho de 2021   │     23:00  │  0

Mesmo depois de perder para o Fortaleza, o torcedor do Corinthians teve uma semana de céu com a possibilidade do retorno de Renato Augusto e a contratação confirmada de Giuliano.

Mas se fora de campo houve motivos para sorrir, dentro a realidade bateu forte: derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, neste sábado, na Neo Química Arena.

O Corinthians atual, este montado por Sylvinho para o momento de austeridade financeira, não consegue bater de frente com times competitivos. Não por 90 minutos. Contra um dos candidatos ao título, a derrota foi justa e merecida. O cobertor do time, por enquanto, ainda é muito curto.

Em números, o tropeço é trágico: foi a terceira derrota do Timão na Neo Química Arena. Antes, havia perdido para Atlético-GO e Red Bull Bragantino. Também em casa, empatou com São Paulo e Internacional. Até agora, só venceu o Sport. O próximo rival em Itaquera? O Flamengo, em 1º de agosto.

A falta de resultados deixa o Timão estacionado na tabela: o time amanheceu o domingo na 12ª posição com 14 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Juventude, que tem 13 e pega o Inter. O próprio Colorado, com 11, também terá a chance de colar na pontuação corintiana.

Saldo e futuro

A derrota joga mais pressão para Sylvinho diante da opinião pública: embora tenha um time com pouca capacidade ofensiva neste momento, o técnico não tem sido eficaz em mantê-lo no ritmo nas duas etapas, o que tem custado caro. Além disso, tem feito substituições de pouquíssimo efeito.

Diante do Galo, Luan e Araos deixaram o banco para jogar os instantes finais, apenas após Hulk marcar o segundo gol. Substituições de desespero que, no fim das contas, não serviram de nada. O Timão atraiu o Atlético-MG para o seu campo e não encontrou solução para evitar a derrota anunciada.

Pela segunda vez, Sylvinho terá uma semana longa para trabalhar. No dia 26, visita o Cuiabá. Diante de um time que briga contra o rebaixamento, a tendência é de maior posse de bola e domínio territorial. Talvez seja o momento de criar uma nova estrutura ofensiva, já adaptando para o que virá depois. Com pelo menos um reforço garantido.

Contra o Flamengo, dia 1º de agosto, o time já deve contar com Giuliano. E, possivelmente, com mais algum reforço que volte a levar o torcedor para o céu das expectativas.

Blog com Marcelo Braga – Redação do ge – São Paulo